[GTER] PTT-SP Cenesp "freeze"

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Jan 8 16:24:31 -02 2016

Deixa eu dar meu pitaco a respeito que acredito que possa dar um puoco mais
de efetividade na resolução em determinados casos.

Um PIX é congelado quando:
- O pessoal do IX.br precisa atualizar a infra de switches/DWDM, etc. para
questões de expansão seja no número de portas ou de uplink até o PIX
Central.
- Indisponibilidade de recursos de espaço, energia elétrica ou
inconformidade com os padrões estabelecidos pelo NIC.br (maioria dos casos).

Nesta segunda situação o participante aguardando ativação na maioria dos
casos ja é cliente do empresa que hospeda o PIX (seja num Colocation ou
Golden Jumper).
Portanto nada de errado do participante ter claridade desta situação, ou
seja "que o PIX está congelado por uma pendência de quem hospeda" e este
participante poder ir diretamente a esta empresa cobrar agilidade no
atendimento do que é requisitado pelo NIC.br.

Acredito que em situações de congelamento muita gente acaba não sabendo
direito aonde está a pendência e acaba cobrando o NIC.br "por rota default"
sendo que o mais efetivo seria cobrarem agilidade da empresa que hospeda o
PIX.

Abraços
Fernando