[GTER] Wifi para 500 pessoas.

Flavio Correa correaflavio at yahoo.com
Tue Jul 29 08:48:32 -03 2014

O uso de soluções MIMO com múltiplas cadeias de recepção e transmissão
(2x2, 3x3, 4x4) é sempre recomendado pelo fato de melhorar a recepção
dos APs (uplink do terminal móvel) e com isso a eficiência da
célula/canal uma vez que o cliente transmitirá a mesma quantidade de
informação em menos tempo deixando "espaço" para outro clientes
transmitirem; bem como para aumentar a eficiência do canal através de
técnicas de trasmissão (Tx beamforming) e multiplexação (e.g. spatial
streams) que também permitem aumentar o número de bits/Hz.

Afinal o objetivo é conseguir servir um número maior de clientes com o
mesmo número de canais ou tamanho de espectro (ao menos falando do
2.4GHz) e isso normalmente exige um uso consciente do espectro (e.g.
limitando número de SSIDs) e aumentando a eficiência como aquele canal é
utilizado.