[GTER] Wifi para 500 pessoas.

Jessian Ferreira Cavalcanti jessian at unesp.br
Mon Jul 28 18:12:40 -03 2014

prezado Flavio

muito esclarecedora sua mensagem, pessoalmente acredito que tres APs em 2.4 GHz em um mesmo ambiente fazem supor o quarto AP ja' em 5 GHz configurado manualmente, no caso de single radio

existe tambem a caracteristica da controladora (AC/WLC) "calar" o AP mais proximo mesmo que o AP que fez a primeira conexao esteja mais longe, dando a impressao que aquele nao esta' respondendo, isso pode ser melhorado com uma configuracao na AC (WLC) mas sempre lembrando que o dispositivo tambem entra na jogada conforme falou o Jeffrey em outra mensagem

aqui na Unesp usamos uma estrutura majoritariamente com HP/H3C, provavelmente o mesmo AP usado em Viracopos, com user-isolation e aumentando via config o limite de clientes para 120 por radio (nao recomendado pelo fabricante :)

estamos testando uma antena com tres elementos de 6dBi do mesmo fabricante funcionando com MIMO 2x2 (300Mbps) e tambem temos casos em que antenas simples e ate' cabos irradiantes estao funcionando satisfatoriamente, mas nesses dois casos foi preciso ativar o MIMO 1x1 (150Mbps)

e tambem sou da opiniao que as antenas direcionais/setoriais para APs padrao 802.11n devem, de preferencia, ser de tres elementos, ou seja, especificas para o MIMO 2x2 ou superiores, o que vc acha?

abraço eletrônico
Jessian Cavalcanti
Grupo de Redes de Computadores
Assessoria de Informatica - Reitoria - Unesp
(11) 5627 0572