[GTER] [caiu] AS19611 anunciando toda a tabela para a Level 3

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jul 25 11:41:59 -03 2014

> Pelo que andei vendo, o que aconteceu foi que ele redistribui todos os
> blocos que recebeu como se fossem dele.
> E sendo assim, como eram todos prefixos miúdos(por causa do PTT) e o
> AS-Path ficou bem curtinho (Orgin-AS sendo ele mesmo) todo mundo começou a
> preferir as rotas dele.

Sendo ou não o que aconteceu neste caso, de fato esse cenário é uma ameaça
maior do que o de path inválido em função do AS path menor. O path inválido
só costuma ser um problema em PTTs, pois neles muitas redes aplicam
preferência maior para as anúncios de lá mesmo com AS path maior. Os
problemas ligados a anúncios de trânsito tendem a ser resolvidos por RPKI,
o que para mim sugere uma estratégia de múltiplas frentes:
1) Forte adoção de RPKI para matar os problemas de origem que afetam as
falhas de trânsito
2) Filtragem default por prefixos alocados ao Brasil em conexões feitas no
país. Assim, não derrubamos ninguém de fora pelo menos...
3) Adoção default de limite de quantidade de prefixos
4) Incremento dos controles em PTTs para questões de path, por exemplo
usando técnicas baseadas em IRR para validação dos anúncios que vão para o
ATM

Rubens