[GTER] RES: Equipamento de borda

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Thu Sep 22 15:10:00 -03 2011

Em 22/9/2011 12:38, Toledo, Luis Carlos escreveu:
> Vou tentar colocar um prisma estratégico nessa conversa..

> O problema dessas caixas é que se o progenitor sai da empresa, seja um sócio
> ou funcionário, ou se a empresa cresce e não dá mais tempo para ficar
> acariciando a cria.
Olha toda empresa cresce porem não em um ritmo de 1Gbps ao mes, ai é
operadora de grande porte, e pelo que lembro de ter lido apos refinado
leva muito tempo para apresentar problema.

> Por mais ruim que seja um equipamento proprietário, no pior dos problemas
> pode-se contratar consultoria do fabricante/distribuidor/integrador e o
> problema passa a ser dele e não seu.
>
> Quando se tem uma caixa preta feita por um ex-colocaborador o problema é só
> seu.
Ao amanhã pode não existir por que ao invés de investir em caixa montada
de R$15K comprou uma caixa proprietária de R$30,000 e por alguma
estrategia de negocio do concorrente o seu trafego que prometia passou a
ser um prejuízo visível.
Crescer conforme a demanda é imprescindível.
Todos aqui adoraria iniciar com um Cisco 7200 ou um Juniper M7 mais
muitos estão na realidade em um MKT ou mesmo no router-server montado.

> O melhor custo benefício e aquele equipamento que você consegue suporte
> independentemente de uma pessoa em específico.
Creio que qualquer ambiente documentado e passível de gerenciamento por
um Profissional ( com P maiúsculo ) agora não está querendo pegar esses
caras que fizeram um cursinho de rede e linux/bsd de fundo de quintal
para ficar de frente, nesse caso não é a solução que é incompetente mais
sim o responsável por ter contratado um profissional fuleira.
FreeBSD Brasil, 4Linux, todos tem contratos de suporte, são os que eu
conheço.

> Não sou defensor dessa ou daquela solução, só estou colocando pimenta na
> conversa.
E eu mantendo tal pimenta.