[GTER] Soluções wifi para grandes publicos

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Tue Sep 20 22:27:09 -03 2011

On 20/09/2011, at 10:30, Henrique de Moraes Holschuh wrote:

> Deve ser possível se você limitar geograficamente a coisa a um bom
> número de "áreas hotspot", e mitigar a necessidade do público de tentar
> assistir a transmissão localmente com uma boa quantidade de telões bons
> e áudio bom.

Isso é parte obrigatória do evento.

> Pode inclusive apelar para transmissão suplementar do áudio (inclusive
> traduções para outras línguas se for o caso) via FM.  Uma quantidade
> nada desprezível de terminais móveis é capaz de receber FM, e um radinho
> FM custa R$ 10 no camelô.  Bastaria fazer bastante propaganda do serviço
> via FM de antemão e na hora do evento... e pedir para a ANATEL a licença
> especial de operação para o evento.   Quem sabe a TV do vaticano pode
> conseguir uma licença dessas para transmitir em VHF e DTV também...

Também faz parte do histórico do evento a transmissão suplementar do audio via FM. Mas não sei se isso estará numa competência que eu futuramente possa assumir (ou não). Minha candidatura de voluntariado ao evento é para cuidar de outra área. Mas essa do wifi foi sugestão de algumas pessoas que ouvi, e que com certeza será colocado em pauta por alguém em algum momento.

> Se o WiFi acabar limitado a email, sites do evento e vaticano, e acesso
> as rede sociais, e não precisar entregar serviço para 100% do público,
> fica bem menos impossível a "missão"...

Mas aí seria necessário um pool de servidores hotspots/mikrotik para filtrar isso, pra aguentar esse tráfego todo.

> Colocar um monte de pico-células e mini-células 3G/4G vai ser uso bem
> melhor dos recursos do local que WiFi.  E é quase que obrigação das
> operadoras colocar ERBs extras num evento desses por conta própria, se
> não quiserem a ira de fração expressiva dos Católicos brasileiros :p

Cabe lembrar que isso não será uma despesa da organização do evento, portanto, o orçamento não é problema porque simplesmente ele não existe. Se isso acontecer, será através de parceria, doação em troca de isenção fiscal (o titular do evento é a Arquidiocese do Rio de Janeiro). Já alguma empresa fazer isso em propaganda/patrocínio explícito deve ser mais difícil senão quase impossível, por N razões.

[]s
Rafael