[GTER] Soluções wifi para grandes publicos

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Sep 20 10:30:28 -03 2011

On 19-09-2011 18:28, Rafael Cresci wrote:
> Enquanto for extra-oficial, não posso confirmar nem desconfirmar, já
>  confirmando... Eu mesmo estou dentro-e-fora do projeto :-)
>
> Mas sim, o evento está na mosca. O negócio é que isso veio como
> sugestão, e eu já de antemão sei que é impossível (ao menos
> financeiramente), logo, tenho que provar que é senão não vão
> acreditar :-)

Deve ser possível se você limitar geograficamente a coisa a um bom
número de "áreas hotspot", e mitigar a necessidade do público de tentar
assistir a transmissão localmente com uma boa quantidade de telões bons
e áudio bom.

Pode inclusive apelar para transmissão suplementar do áudio (inclusive
traduções para outras línguas se for o caso) via FM.  Uma quantidade
nada desprezível de terminais móveis é capaz de receber FM, e um radinho
FM custa R$ 10 no camelô.  Bastaria fazer bastante propaganda do serviço
via FM de antemão e na hora do evento... e pedir para a ANATEL a licença
especial de operação para o evento.   Quem sabe a TV do vaticano pode
conseguir uma licença dessas para transmitir em VHF e DTV também...

Se o WiFi acabar limitado a email, sites do evento e vaticano, e acesso
as rede sociais, e não precisar entregar serviço para 100% do público,
fica bem menos impossível a "missão"...

> Imagino que as ERBs 3G/4G vão ser testadas ao seu limite...

Pelo menos as redes celulares tem protocolos decentes de mitigação de
sobrecarga, e contam com *auxílio* dos terminais móveis que fazem o
backoff e implementam o conceito de chamada de emergência com prioridade
para o terminal que requisitar isso.

WiFi simplesmente desmorona na sobrecarga, e é bem capaz de simplesmente
não subir mais se acontecer um efeito avalanche dos terminais tentando
registrar.  É o contrário das redes celulares :-)

Colocar um monte de pico-células e mini-células 3G/4G vai ser uso bem
melhor dos recursos do local que WiFi.  E é quase que obrigação das
operadoras colocar ERBs extras num evento desses por conta própria, se
não quiserem a ira de fração expressiva dos Católicos brasileiros :p

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.