[GTER] Discussão: Roteadores Juniper e Cisco.

Rafael Koike koike.rafael at gmail.com
Fri Sep 16 23:34:11 -03 2011

Apesar do processador ser menor do que arquitetura PC a estrutura de
barramento de comunicação e software muda muito.
Em um roteador Cisco/Juniper voce tem ASICs dedicados a comutação de pacotes
e o processador Intel acaba cuidando apenas de gerencias os ASICs e quando
voce tem uma função mais especifica que não foi planejada para rodar no ASIC
ele acaba usando o processador para isso.
É neste momento que dizemos que o roteador está processando via "Software"
A velocidade por slot de 120Gbps ou 240Gbps se deve a escolha de cada
fabricante e quanto maior a banda por slot, mais caro é a arquitetura.
Pense que para voce transportar mais dados por segundo voce precisa mandar
mais informação em paralelo (Barramento mais largo) ou mais dados em menos
tempo (Barramento mais rapido)
Nos dois casos existem problemas.
Para um barramento mais largo (128bits/256bits/512bits/1024bits/etc) voce
precisa de um circuito integrado com grande cache de baixa latencia o que
encarece o chip.
Para um barramento mais rápido voce precisa de frenquencias mais altas
(100Mhz/133Mhz/200Mhz/333Mhz/1066Mhz/1333Mhz/1600Mhz/etc).
Quanto maior a frequencia mais calor poderá ser gerado, aumentando o consumo
de energia e soluções de refrigeração.
E juntando tudo isso (Maior barramento com maior frequencia) dentro de uma
única caixa há grandes chances de interferencia na comunicação entre placas
o que gera outro problema.
Então mais performance = mais caro.
Soluções baseadas em PC voce tem uma arquitetura bem inferior a um appliance
dedicado e apenas o processador é parte da solução.
Veja que para montar um PC próximo de um appliance voce teria:
Processador Xeon/Core i7 3Ghz ou superior
8Gb/16GB DDR3 1600Mhz
Interfaces 1Gb/10Gb com processador dedicado e buffer dedicado ou Interfaces
com ASIC para roteamento de pacotes dedicado
Sistema Operacional que aproveite o ASIC das interfaces para roteamento,
desonerando a CPU para outras tarefas.
Interface de facil utilização (CLI)
Se voce juntar tudo isso, vai ver que o custo de appliance Juniper/Cisco não
é mais caro que um PC, apenas estão cobrando o custo do desenvolvimento da
solução + margem de lucro :-)
Agora, voltando a Juniper/Cisco, alem de barramento voce precisa saber se
cada função que voce vai user será feita em ASIC ou Software.
ASIC é mais performático, mas voce não consegue programar um ASIC para fazer
algo que ainda não existe.
Software faz qualquer coisa, desde que voce programe ela para isso, mas isso
será mais lento.
Cada um tem seus prós e contras.
O Rubens já falou algumas vezes que Juniper é um triturador de pacotes,
enquanto um Cisco é mais voltado para recursos avançados.