[GTER] Agregação de links

Rodrigo Christian Broilo rodrigo.broilo at terra.com.br
Sat Sep 3 17:15:38 -03 2011

Welisson,

Teu problema é o método de load-balance do teu switch, seguem dois exemplos
de Cisco:

SWITCH1(config)#port-channel load-balance ?
  dst-ip                 Dst IP Addr
  dst-mac                Dst Mac Addr
  dst-mixed-ip-port      Dst IP Addr and TCP/UDP Port
  dst-port               Dst TCP/UDP Port
  mpls                   Load Balancing for MPLS packets
  src-dst-ip             Src XOR Dst IP Addr
  src-dst-mac            Src XOR Dst Mac Addr
  src-dst-mixed-ip-port  Src XOR Dst IP Addr and TCP/UDP Port
  src-dst-port           Src XOR Dst TCP/UDP Port
  src-ip                 Src IP Addr
  src-mac                Src Mac Addr
  src-mixed-ip-port      Src IP Addr and TCP/UDP Port
  src-port               Src TCP/UDP Port

SWITCH2(config)#port-channel load-balance ?
  dst-ip       Dst IP Addr
  dst-mac      Dst Mac Addr
  src-dst-ip   Src XOR Dst IP Addr
  src-dst-mac  Src XOR Dst Mac Addr
  src-ip       Src IP Addr
  src-mac      Src Mac Addr

Nos switches Ciscos temos dois cenários (que conheço):
* Grande porte (exemplo 6509 "depende de suporte HW da SUP"): src/dst L3 IP
+ src/dst L4 ports
* Pequeno porte (exemplo 29xx, 37xx): src/dst L3 IP
No caso de switches Juniper (EX), o hash é fixo, sendo:
* IP: src/dst L3 IP + src/dst L4 ports
* Non-IP: src/dst mac
http://kb.juniper.net/InfoCenter/index?page=content&id=KB18219

Extreme parece que faz LAG utilizando pkt/pktŠ seria o balanceamento
'perfeito' digamos!!! Precisaria consultar a documentação/modelo.

Caso tu optes por utilizar L3.. Invariavelmente acabarás com o hash src/dst
L3 IP (fluxo) "static route, ospf, isis ou bgp multipath", em alguns casos,
existem roteadores que possuem módulos específicos que te ajudam a melhorar
este hash.

Abs,.

Rodrigo Christian Broilo
Antes de imprimir pense no meio ambiente.
Esta mensagem pode conter informações confidenciais. Se a recebeu por
engano, por favor, devolva-a ao remetente, apague-a e não divulgue seu
conteúdo.
Este mensaje puede contener informaciones confidenciales. Si la recibio por
engaño, por favor regresarlo al remitente, borrarlo y no revelar su
contenido.
This message may contain confidential information. If received in error,
please return it to the sender, delete it and do not disclose its content.