[GTER] Agregação de links

Welisson welisson at conectcor.com.br
Thu Sep 1 19:16:25 -03 2011

> Não testei mais já pensei em um pfsense fazendo balanceamento via
> firewall,
> Att.
Oque eu não gostaria de fazer é por l3.
Pelos testes que fiz(LACP), ele não gera o balanceamento esperado, do
tipo 1/1, entre duas portas configurada em modo LACP, ou seja, se ele
começa um download ou transmissão no canal , pela porta X, ele vai até
terminar essa transmissão. ae se outro começa a transmissão ele joga
para a outra porta, porém num link de 200/200, ficaria meio inviável
pois pode haver a sobrecarga de um dos canais.
Agora fazer bonding com os roteadores, até seria poderia testar, mas não
queria passar isso para eles, haja vista que gostaria de fazer direto
nos sws.
sobre o 802.3ad e balance-xor, no manual do meu sw até informa esse
padrão 802, porém não o xor e o rr( que pelo visto esse seria o ideal).
Agora o que vejo no meu eqpto, é que ele tem uma feature port-channel
load-balance Layer-2 (ou 3, caso passe a operar ele na camanda 3), mas
não sei qual a forma de hash do balanceamento ele esteja utilizando.
Se algum dos colegas tiver alguma sugestão, para fazer tal balanceamento
por L2, gostaria de ouvir.