[GTER] Novo participante no PTT-Metro de SP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Sep 3 00:41:13 -03 2011

2011/9/3 Lista <lista.gter at gmail.com>:
> Só espero que faça ATM, porque entrar no PTT e ficar isolado, caso
> AS7162 dentre outros provedores de conteudo acho totalmente sem
> fundamento.

Por muito tempo a Locaweb não esteve no ATM, mas tinha uma política de
peering não restritiva que a fazia fechar sessões com quem pedisse.
Com o número de participantes que há hoje no PTT-Metro de SP isso pode
ser inviável, mas há bons argumentos técnicos para que mesmo quem
tenha política de open peering não faça parte do ATM.

Não é o caso do AS7162, que tem uma política restrita sobre esse tema
desde que Telecom e não o portal passou a tomar essa decisão.

> um detalhe que me chamou a atenção, esse as(7162) participa do ATM em
> V6 e não do V4, acho que o PTT deveria mudar sua politica com relação
> a isso, se entrar no ATM v6 obrigar a entrar no v4.

Isso apenas diminuiria a difusão de v6 sem ajudar na difusão do ATM v4.
Eu suspeito que a participação de redes no ATMv6 que não estão no
ATMv4 se deve ao requisito do trânsito gratuito experimental v6 do
NIC.br, que só é fornecido a quem está no ATMv6.

Rubens