[GTER] RES: Switches Juniper

Rafael M. Koike r.koike at terra.com.br
Fri Feb 4 14:27:29 -02 2011

Devemos entender que RFC é um baseline e é o minimo que um fabricante
precisa atender para ter interoperabilidade entre dispositivos.
Porem RFC não é o maximo que um dispositivo deve fazer e sim o básico, o que
vem acima disso é o diferencial que cada fabricante tem. E é nesse ponto que
comparamos o que fabricante A faz que fabricante B não faz.
Acredito que o caso de filtros OSPF é algo que vai alem da RFC e que
beneficia a um ou outro determinado fabricante.
Futuramente esta funcionalidade pode fazer parte de uma nova RFC e com isso
passar a fazer parte de todos os fabricantes com um baseline.
Me lembro que diversos protocolos e funcionalidades que hoje existem em RFCs
já foi um dia um protocolo proprietário de fabricante A ou B e como possuia
funcionalidades interessantes passou a ser padronizado e compartilhado com
todos.