[GTER] RES: Switches Juniper

Rafael Ganascim rganascim at gmail.com
Fri Feb 4 14:52:50 -02 2011

Concordo com o Rafael (chará). RFC como baseline.

Porém, no caso específico do OSPF realizar alguns tipos de filtros em
lugares que não sejam os já bem conhecidos ABRs/ASBRs pode levar a
resultados inesperados. Devemos lembrar que os filtros geralmente
permitem/barram prefixos de ir e vir nas tabelas de roteamento, e o OSPF
trabalha em LSAs (não lembro de filtros para LSA especifico - fora os da
RFC).
Creio que o overhead de manter os mesmos filtros em cada roteador da
rede/area acabe justificando, como já bem disse certa vez o Rubens Kuhl,
manter somente a infra-estrutura em OSPF, e o restante via BGP. Menos TE,
mais flexibilidade nos filtros.