[MASOCH-L] Solução OSTEC UTM

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon May 27 11:55:41 -03 2019

Eu não tive um contato direto com o suporte da empresa...

Mas um ex-cliente meu acabou recebendo essa ferramenta num pacote que foi
"imposto" para solução de problemas de conectividade...

Não sei exatamente aonde ocorreu a falha, mas a chance de ter sido na
esfera comercial é grande...
Foi alguma coisa como "coloque essa vm aí que todos os seus problemas de
rede vão deixar de existir".

Bom, foi um problema sério!
O desenho da rede era de uns 10 anos atrás, com algumas sub-redes em L3,
roteadas por um Switch-Router, e o firewall(cisco ASA) só tratava as
requisiç˜ões entre DMZ-1-2-3/LansWorkstation/Internet.

A hora que tiraram exigiram que o Switch-Router fosse substituído como
gateway da rede pela VM deles a rede praticamente parou...
Aí começou o ping-pong de botar a culpa na rede em outro lugar.

Acabou que o cliente me chamou, desfizemos parte da migração, e voltamos o
Firewall só para cuidar do tráfego que andava entre as Sub-redes de
DMZs/Lans/Internet. Aí a coisa alinhou...

Eles tem umas coisas bem interessantes de monitoramento de determinados
acessos, logs, e etc...
Isso em umas visualizações bem bonitinhas.

Não acompanhei mais esse cliente... Mas em dado momento eles tinha me
reclamado que tinha uma dificuldade imensa de se livrar do suporte N1 e ir
para o N2...
Qualquer solicitação que ele endereçava o pessoal do N1 tentava
desconstruir e dizer que "os padrões da internet não eram assim"...

Talvez hoje eles tenham alinhado a metodologia de suporte deles.
Então vale você pedir o contato de 5 clientes para eles, e pedir que o
cliente conte a história dele sobre a empresa para você.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação