[MASOCH-L] PROBLEMAS - E-MAIL LOCAWEB

Leandro leandro at allchemistry.com.br
Fri May 4 09:29:05 -03 2018


Isso! E também pode ser que a Locaweb tenha dois limiares de score: um 
maior para dar bounce e outro menor para jogar na pasta Junk. Então o 
limiar maior está sendo atingido somente no boletim mas não nos demais 
conteúdos, por questões de mal treinamento do SA.

Isso é uma explicação bem melhor que acharmos que a Locaweb tem uma 
equipe especializada em classificar conteúdo ideológico. Apesar de ser 
possível, seria meio paranoico acreditarmos nisso pois a Locaweb nada 
lucraria com uma atitude destas. Acho que o objetivo dela é ganhar 
dinheiro de 100% do espectro político e não só de uma fatia dele.

Neste caso, seria bom fazerem os ajustes sugeridos pela Locaweb no 
conteúdo, para que o boletim não atinga o limiar de score para bounce. 
Isso vai fazer com que o boletim caia na pasta Junk e o usuário tenha a 
oportunidade de clicar em "Não é spam", fazendo que o SA deles seja 
treinado para não considerar tal conteúdo como SPAM e futuramente nem 
cair mais na pasta Junk.

Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil
(11) 3014-7190

Em 04/05/2018 04:15, Rafael Cresci escreveu:
> Adriano,
>
> A metodologia no caso deve ser o score do SpamAssassin, que é um filtro de conteúdo.
> Um dos features dele é justamente o de contabilizar pura e tecnicamente (sem leitura humana ou julgamento/interpretação ideológica ou de significado do conteúdo) a probabilidade de uma mensagem ser spam.
> Por exemplo, subject_has_all_caps() atribui 2 pontos no score da mensagem; se tem parte HTML mas não tem respectiva parte text atribui mais 10 pontos; ou a m.en.sag.e.m e-sta.escr_ita com sinais de pontuação no meio das palavras (tentativa dos spammers de evadir score baseado no peso probabilistico de certas palavras estarem num spam, como aquele famoso comprimido azul “levanta-defunto”). Cada coisinha dessas soma ou subtrai o score (pq tb há indicadores de probabilidade da mensagem ser ham).
> Tendo o score, a decisão pode ser tomada baseada em nota de corte. Por exemplo, ate 60% entrega na inbox; de 60% a 80% entrega na pasta spam, acima de 80% bounce direto. Obviamente estes números e actions são customizáveis.
> Não me parece que eles estejam querendo ditar o conteúdo da sua newsletter, e sim apenas apontar que a mesma está alcançando um score muito alto e sendo tratada como spam apenas por causa do formato.
> No máximo, se eu fosse eles, talvez colocaria o whitelisting com prioridade precedente sobre o score do spamassassin. Mas o sistema é deles, eles lidam com talvez bilhões de emails diários e por isso mesmo talvez tenham uma boa razão técnica pra não fazer isso por conta de backfire em algum outro caso ou aspecto.
>
> Eu recomendaria a vcs passar sua newsletter na mão de um email marketing specialist / content writer que é profissional especializado em escrever dentro destes padrões que o spamassassin consideraria como normal e não como falso-positivo.
> Aconselho ainda a ver os headers do email bounced pra ver se o spamassassin colocou os scores nele.
>
> Sent from my iPad
>
>> On May 4, 2018, at 1:13 AM, Adriano Garcia <adriano at visaointernet.com.br> wrote:
>>
>> Pessoal,
>>
>> Como disse o Rubens, o GMail faz isso há tempos (link de unsub proeminente)
>> e o cliente de e-mail do iOS também.
>>
>> Mas o nosso ponto aqui nem é esse. Filtragem para quem marca como spam não
>> é a melhor experiência, mas tudo bem. O problema é que não é essa a
>> abordagem da Locaweb. Ela dá bounce nos e-mails, mesmo que o cliente tenha
>> marcado mensagens do remetente como "Não é spam".
>>
>> Tenho contas de teste no ambiente deles e, em uma delas, marquei todos os
>> boletins que chegaram como "Não é spam". Este endereço está recebendo todos
>> os e-mails do mesmo remetente e servidor, EXCETO o boletim de notícias em
>> questão, que estão sendo devolvidos como bounce.
>>
>> No período em que o boletim foi "permitido" monitoramos o Feedback Loop e
>> não recebemos um único spam report. Ou seja, o critério para filtrar este
>> noticiário especificamente não foi feedback de usuários.
>>
>> Atenciosamente,
>>
>> Adriano Garcia
>>
>>
>> Em 3 de maio de 2018 09:38, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:
>>
>>> 2018-05-03 9:15 GMT-03:00 Leandro <leandro at allchemistry.com.br>:
>>>
>>>> Em 03/05/2018 09:04, Rafael Cresci escreveu:
>>>>
>>>>> O problema desta abordagem é que estes links de opt-out em geral são só
>>>>> pra confirmar que o “otário” existe, e não pra removê-lo…
>>>>>
>>>> Exato. Essa solução é um cobertor curto mesmo. Você ajuda o enviador bem
>>>> intencionado e o enviador mal intencionado ao mesmo tempo. Esse é um
>>>> problema muito difícil de resolver.
>>>>
>>>>
>>> O Gmail está com uma UX legal para isso.
>>> - Se vem um link de unsubscribe, ele ativa um botão de unsubscribe na
>>> interface.
>>> - Se há link de unsubscribe e você clica em "é spam", ele pergunta se quer
>>> fazer unsubscribe ou denunciar spam.
>>>
>>>
>>> Rubens
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