[MASOCH-L] PROBLEMAS - E-MAIL LOCAWEB

Ednilson Aureliano ednilson at eddy.com.br
Thu May 3 10:06:01 -03 2018


Pelo que já acompanhei nos emails legítimos e os 'spams', existe o falha de layout.

Para o usuário, qual o ícone ou link que está mais próximo da seta do mouse ?
Sim, os que estão no cabeçalho do email, e na maioria das interfaces de email o atalho de spam está lá.
Como o conteúdo não agrada ao usuário, ele não vai rolar uma página para procurar o opt-out para clicar.

Ex. Recebi um email hoje de uma loja, para chegar ao link de opt-out tive que rolar 5 paginas de conteúdo.

 ---- On Qui, 03 mai 2018 08:30:39 -0300 Leandro <leandro at allchemistry.com.br> wrote ---- 
 > Pessoal. Tive uma experiência recente que talvez possa contribuir com a 
 > discussão.
 > 
 > Um dos meus clientes, que administra vários domínios, relatou que alguns 
 > usuários dele, por alto volume de denuncias, acabaram induzindo o filtro 
 > anti-spam dele a bloquear um serviço de conteúdo legitimo, igual a este 
 > da matéria. Quando ele foi investigar o caso, descobriu que os usuários 
 > não usaram o link de opt-out do fornecedor do conteúdo, mas sim que 
 > todos eles usaram o botão "é spam". Descobriu também que todos estes 
 > usuários foram incluídos na lista de mail marketing por processo 
 > legitimo de opt-in, ou seja, no inicio estes usuários realmente queriam 
 > receber tal conteúdo.
 > 
 > Intrigado pelo caso, meu cliente decidiu fazer uma investigação mais 
 > ampla e descobriu que essa prática é extremamente comum. Resumindo, os 
 > usuários estão cagando para os links de opt-out do remetente. Para eles, 
 > clicar em "é spam" é o jeito mais confiável que encontraram de pararem 
 > de receber os conteúdos daquela empresa, mesmo que incluídos por double 
 > opt-in. Na visão dos usuários, o botão "é spam" é equivalente ao nosso 
 > opt-out, ou seja, quando o usuário clica em "é spam", ele quer dizer que 
 > não quer mais receber aquele conteúdo.
 > 
 > Obviamente que estes usuários estão errados em agir desta forma, mas 
 > fazer o que em relação a isso? Colocar uma arma na cabeça do usuário e 
 > forçar ele a usar o otp-out? Percebam que quem está errando nessa 
 > historia toda somos nós, os desenvolvedores.  Existe um conceito em IHC 
 > que prega que o sistema deve sempre se adaptar ao usuário e nunca o 
 > contrário. Isso significa que, se o usuário entende que "é spam" 
 > significa opt-out, então chegamos num ponto onde devemos começar a 
 > discutir meios para que os nossos sistemas se comportem como tal. Por 
 > exemplo, quando o usuário clicar em "é spam", o sistema de e-mail dele 
 > poderia acionar o link opt-out automaticamente. Devem existir outras 
 > formas de resolver isso. Sei lá.
 > 
 > Não estou dizendo que a empresa da matéria tem usuários que não querem 
 > receber mais tal conteúdo, e que estão acionando o botão "é spam" da 
 > Locaweb. Mas isso é uma possibilidade sim, visto esta experiência que 
 > meu cliente teve recentemente. Acho que o jeito mais fácil de 
 > descobrirmos isso é por meio de um recadastramento por opt-in.
 > 
 > Leandro Carlos Rodrigues
 > TI All Chemistry do Brasil
 > (11) 3014-7190
 > 
 > __
 > masoch-l list
 > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
 > 




More information about the masoch-l mailing list