[MASOCH-L] PROBLEMAS - E-MAIL LOCAWEB
Ednilson Aureliano
ednilson at eddy.com.br
Thu May 3 10:06:01 -03 2018
Pelo que já acompanhei nos emails legítimos e os 'spams', existe o falha de layout.
Para o usuário, qual o ícone ou link que está mais próximo da seta do mouse ?
Sim, os que estão no cabeçalho do email, e na maioria das interfaces de email o atalho de spam está lá.
Como o conteúdo não agrada ao usuário, ele não vai rolar uma página para procurar o opt-out para clicar.
Ex. Recebi um email hoje de uma loja, para chegar ao link de opt-out tive que rolar 5 paginas de conteúdo.
---- On Qui, 03 mai 2018 08:30:39 -0300 Leandro <leandro at allchemistry.com.br> wrote ----
> Pessoal. Tive uma experiência recente que talvez possa contribuir com a
> discussão.
>
> Um dos meus clientes, que administra vários domínios, relatou que alguns
> usuários dele, por alto volume de denuncias, acabaram induzindo o filtro
> anti-spam dele a bloquear um serviço de conteúdo legitimo, igual a este
> da matéria. Quando ele foi investigar o caso, descobriu que os usuários
> não usaram o link de opt-out do fornecedor do conteúdo, mas sim que
> todos eles usaram o botão "é spam". Descobriu também que todos estes
> usuários foram incluídos na lista de mail marketing por processo
> legitimo de opt-in, ou seja, no inicio estes usuários realmente queriam
> receber tal conteúdo.
>
> Intrigado pelo caso, meu cliente decidiu fazer uma investigação mais
> ampla e descobriu que essa prática é extremamente comum. Resumindo, os
> usuários estão cagando para os links de opt-out do remetente. Para eles,
> clicar em "é spam" é o jeito mais confiável que encontraram de pararem
> de receber os conteúdos daquela empresa, mesmo que incluídos por double
> opt-in. Na visão dos usuários, o botão "é spam" é equivalente ao nosso
> opt-out, ou seja, quando o usuário clica em "é spam", ele quer dizer que
> não quer mais receber aquele conteúdo.
>
> Obviamente que estes usuários estão errados em agir desta forma, mas
> fazer o que em relação a isso? Colocar uma arma na cabeça do usuário e
> forçar ele a usar o otp-out? Percebam que quem está errando nessa
> historia toda somos nós, os desenvolvedores. Existe um conceito em IHC
> que prega que o sistema deve sempre se adaptar ao usuário e nunca o
> contrário. Isso significa que, se o usuário entende que "é spam"
> significa opt-out, então chegamos num ponto onde devemos começar a
> discutir meios para que os nossos sistemas se comportem como tal. Por
> exemplo, quando o usuário clicar em "é spam", o sistema de e-mail dele
> poderia acionar o link opt-out automaticamente. Devem existir outras
> formas de resolver isso. Sei lá.
>
> Não estou dizendo que a empresa da matéria tem usuários que não querem
> receber mais tal conteúdo, e que estão acionando o botão "é spam" da
> Locaweb. Mas isso é uma possibilidade sim, visto esta experiência que
> meu cliente teve recentemente. Acho que o jeito mais fácil de
> descobrirmos isso é por meio de um recadastramento por opt-in.
>
> Leandro Carlos Rodrigues
> TI All Chemistry do Brasil
> (11) 3014-7190
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> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
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