[MASOCH-L] PROBLEMAS - E-MAIL LOCAWEB

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed May 2 15:42:40 -03 2018

Nesse caso, pelo que entendi da notícia eles estão marcando como Spam
emails com o tal Boletim de Notícias, o que, dado esse tipo de operação
é bastante compreensível, mesmo que o usuário tenha optado por receber
aqueles emails.

Quem já montou um cluster de filtro de emails sabe como é difícil e
trabalhoso conseguir filtrar bem emails legítimos e manter uma taxa
baixa de falsos positivos, então as vezes isso pode acontecer.

Porém como diz lá também o normal é que essa mensagens bloqueadas
estejam disponíveis por algum tempo para os clientes
selecionarem/liberarem e em alguns casos adicionarem a uma white-list ou
marcaram como Ham, ai realmente dificulta.

A reportagem diz que a empresa "bloqueia a entrega de emails a seus
clientes baseada na análise de seu conteúdo". É isso mesmo, é assim que
um filtro anti-spam funciona. E de novo, o importante é disponibilizar
para o usuário uma pasta com os emails bloqueados/filtrados escolher.

E chamar de censura é dar uma forçadinha na amizade vai.
No caso em questão acho que ambas as empresas precisam melhorar alguns
aspectos: a que reclama entender como funciona um filtro de spam e a que
provê o email disponibilizar para os usuários a lista de emails
filtrados, caso isso realmente não esteja sendo feito.

Fernando