[MASOCH-L] ajuda com roteamento

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Thu Jan 11 09:03:37 -02 2018

     Olá pessoal,

     Ontem precisei configurar 2 interfaces PPPoE (pra acesso internet,
mesma operadora) no mesmo servidor Linux e, o que inicialmente achei que
seria complicado, provou-se ser fácil fácil. Configuração feita, ppp0 e
ppp1 subiram corretamente.

Sei fazer roteamento por origem, pra lidar com 2 conexões internet, isos
não é nenhuma novidade pra mim. Fiz todas as regrasmas não conseguia
fazer nada funcionar pela segunda interface (ppp1), apesar das regras
estarem aparentemente certas. Foi então que percebi o possível motivo do
problema: como estou subindo 2 PPPoEs pra mesma operadora, o IP remoto
das duas interfaces PPPoE era o mesmoe, assim, a rota só funcionava pra
primeira interface, a rota pra 2a interface (pro mesmo IP remoto, apesar
do endereço de origem diferente) não funcionava de jeito nenhum. Se eu
derrubasse a 1a interface, a 2a funcionava de imediato.

https://i.imgur.com/GFpvDAC.png

Tentei, na hora de criar a regra de roteamento, "ip route add", não
informar o IP remoto (via IPREMOTO), mantendo apenas o critério da
interface (dev pppX), mas parece que o 'ip route' (ou o kernel, sei lá)
automaticamente adiciona o IP remoto (via IPREMOTO). Não existe (ou não
consegui) criar de alguma forma que associe apenas a interface, o IP
remoto sempre aparece.

     E claro, com o IP remoto na rota, a 2a nunca funcionava.

E depois de bater cabeça com isso por umas 3 horas, eu desisti ...

Claro que se eu estivesse usando 2 operadoras diferentes, tudo teria
funcionado imediatamente pois os IPs remotos seriam diferentes. Mas por
hora, isso não é possível.

Num cenário desses, numamáquina Linux (CentOS 7), alguém tem alguma dica
pra me dar ? Alguém já passou por situação parecida (rotear por 2
interfaces com o mesmo IP remoto) ?

     Obrigado pelas dicas.

--

	Atenciosamente / Sincerily,