[MASOCH-L] servidor de arquivos distribuído

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Sep 11 14:36:47 BRT 2017

​Diante do que está descrevendo, presumo que as estações de trabalho n​ão
estejam em Domínio Active Diretory(nem Azure AD), certo?
Dessa forma, QUALQUER deploy vai ser doloroso para você!

Lembrando que não necessariamente precisa de VPN para implementar Active
Directory.
Pode fazer isso Over Internet. Pois os protocolos atuais do ActiveDirectory
em si são todos seguros.

Porém é BEM CONVENIENTE que se use VPN, pois muitos outros serviços que
você irá querer utilizar não tem uma camada de criptografia.

Sugestões:
1 - Pense num ambiente de VPN Site-To-Site.
    Falando de Amazon, se teu ambiente de cloud for multi-server(VPC),
    um Virtual Private Gateway é uma solução vencedora.
    Já implementei VPN deles com alguns fabricantes, e foi lindo.

    P.S.:
    Se for Single-Server, talvez dê para fazer gambiarras com VPN-Server
como um serviço do servidor.
    Mas é uma COISA PORCA SEM TAMANHO!

2 - Dependendo do tamanho do teus Branch Offices(50+), um DeskServer com
RODC+BranchCache é uma ótima pedida para fileservers centralizados.

Totalmente na contramão de tudo isso...
Uma possibilidade é contratar serviços como o Goggle Applications(com seu
Google - Drive), ou Office 365(com seu OneDrive) aonde você irá ficar
realmente ServerLess.
Existe também a ZOHO, ou a própria AWS tem o WorkMail que são bem
interessantes.