[MASOCH-L] Ferramenta Gestão de TI

Rodrigo Castilhos castilhosr at gmail.com
Mon Nov 6 11:19:43 BRST 2017

Tenho 6000 equipamentos em todo territorio nacional (e crescendo).

Desde os grandes centros até as 'bibocas' mais inacessiveis. Todos os
tipos de usuarios, desde os mais espertos e cooperativos até os mais ...
digamos ... complicados de interagir.

Experimentei diversas opções, desde GLPI, OCS, enfim ... no final, o que
efetivamente funciona é uma combinação de ferramentas baseadas em SNMP e
scripts (variados, depende do caso).

Todos os dados são consolidados e inseridos (manual e automagicamente)
em uma ferramenta desenvolvida internamente na qual uso dois conceitos
fundamentais: OM e SLOT.

OM = Objeto de Manutenção (hardware e/ou software)

SLOT = LOCAL onde esta ativo (ou deveria estar) o OM.

Estamos a 22 anos no mercado, usamos este "modelo" já a 13 anos, foi a
unica forma que encontramos (na época) que atenderia nossas necessidades.

No meio do caminho tentamos outras ferramentas ... mas acabou que o
projeto inicial mostrou-se mais aderente e fexivel.

Me desculpe, Rejaine, não quero te desanimar. Fiz questão de postar
minha experiencia para demonstrar que, às vezes (e são poucas vezes) a
'colcha de retalhos' funciona melhor que ferramentas 'prontas' (desde
que bem costurada, e documentada).

Rodrigo Castilhos.