[MASOCH-L] Monitoramento da qualidade no nível de aplicação

Danilo Jorge danilo at netcraw.com
Tue Jun 6 13:24:24 BRT 2017


Olá,

Desde já agradeço a atenção de todos!

Monitoramento dos servidores e links já temos. No momento tudo monitorado
com Nagios, Zabix e MRTG.

O problema é o seguinte, tenho um ambiente de voz ip com 1000 usuários em 5
sites diferentes, troncos sip e session border controller media gateways,
etc, muitas vezes os links e interfaces não apresentam nenhum problema no
monitoramento, mas algumas chamadas começam a dar problema e eu não quero
esperar os problemas chegarem no NOC com o cliente informando, quero saber
do problema de qualidade logo que ele acontecer. Quero ser pró ativo.

Estava pensando em algo onde fosse possível monitorar fim a fim cada
chamada e sessão, nem que fosse necessário colocar algum tipo de probe em
pontos estratégicos da rede. A idéia é monitorar a qualidade da perspectiva
do usuário. Dessa forma eu conseguiria capturar se uma chamada teve perda
de pacotes ou jitter e no caso de um SBC, se o protocolo de voz que
contratei com a operadora é realmente o que estão me entregando(é muito
comum pagar por um g711 e receber um g726 que tem qualidade inferior).

Avaya e Cisco(prime) até possuem esse tipo de ferramenta, mas ainda assim
muito superficial ou as vezes mais cara que o próprio ambiente que já tenho.


Att,

*Danilo*

2017-06-06 11:58 GMT-03:00 Tel & Com - André Biliati <
andre at telecomvpn.com.br>:

> Amigo,
>
>
> Utilizar o zabbix e nagios . excelente ferramentas para monitoramento .
>
>
> Att,
>
> [1457463694461_Andre.jpg]
>
> ________________________________
> De: masoch-l <masoch-l-bounces at eng.registro.br> em nome de Danilo Jorge <
> danilo at netcraw.com>
> Enviado: terça-feira, 6 de junho de 2017 11:00:06
> Para: masoch-l at eng.registro.br
> Assunto: [MASOCH-L] Monitoramento da qualidade no nível de aplicação
>
> Caros,
>
> Bom Dia!
>
> Estou querendo monitorar um ambiente de UC, mas não monitorar apenas
> servidores, rede, etc. Quero monitorar o nível da qualidade das chamadas em
> si.
>
> Saber perda de pacotes, jitter, rtd, dscp e mos de cada uma das
> chamadas/sessões, e como um plus poder relacionar isso a por exemplo um
> alto uso de CPU de algum equipamento.
>
> De preferencia alguma ferramenta que seja multi vendor(Cisco, Avaya,
> Microsoft, Genesys, etc) e multi tenant(atender vários clientes)
>
> Alguém conhece algo?
>
> *Danilo Jorge - DJ*
> __
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