[MASOCH-L] Monitoramento da qualidade no nível de aplicação
Fabrício Cabral
fabriciofx at gmail.com
Tue Jun 6 14:45:36 -03 2017
Danilo,
só por curiosidade: estas chamadas são sempre entre duas pessoas ou pode
haver uma conferência? Se há a possibilidade de uma conferência, quem fica
sendo o host?
At.te.
2017-06-06 13:24 GMT-03:00 Danilo Jorge <danilo at netcraw.com>:
> Olá,
>
> Desde já agradeço a atenção de todos!
>
> Monitoramento dos servidores e links já temos. No momento tudo monitorado
> com Nagios, Zabix e MRTG.
>
> O problema é o seguinte, tenho um ambiente de voz ip com 1000 usuários em 5
> sites diferentes, troncos sip e session border controller media gateways,
> etc, muitas vezes os links e interfaces não apresentam nenhum problema no
> monitoramento, mas algumas chamadas começam a dar problema e eu não quero
> esperar os problemas chegarem no NOC com o cliente informando, quero saber
> do problema de qualidade logo que ele acontecer. Quero ser pró ativo.
>
> Estava pensando em algo onde fosse possível monitorar fim a fim cada
> chamada e sessão, nem que fosse necessário colocar algum tipo de probe em
> pontos estratégicos da rede. A idéia é monitorar a qualidade da perspectiva
> do usuário. Dessa forma eu conseguiria capturar se uma chamada teve perda
> de pacotes ou jitter e no caso de um SBC, se o protocolo de voz que
> contratei com a operadora é realmente o que estão me entregando(é muito
> comum pagar por um g711 e receber um g726 que tem qualidade inferior).
>
> Avaya e Cisco(prime) até possuem esse tipo de ferramenta, mas ainda assim
> muito superficial ou as vezes mais cara que o próprio ambiente que já
> tenho.
>
>
> Att,
>
> *Danilo*
>
> 2017-06-06 11:58 GMT-03:00 Tel & Com - André Biliati <
> andre at telecomvpn.com.br>:
>
> > Amigo,
> >
> >
> > Utilizar o zabbix e nagios . excelente ferramentas para monitoramento .
> >
> >
> > Att,
> >
> > [1457463694461_Andre.jpg]
> >
> > ________________________________
> > De: masoch-l <masoch-l-bounces at eng.registro.br> em nome de Danilo Jorge
> <
> > danilo at netcraw.com>
> > Enviado: terça-feira, 6 de junho de 2017 11:00:06
> > Para: masoch-l at eng.registro.br
> > Assunto: [MASOCH-L] Monitoramento da qualidade no nível de aplicação
> >
> > Caros,
> >
> > Bom Dia!
> >
> > Estou querendo monitorar um ambiente de UC, mas não monitorar apenas
> > servidores, rede, etc. Quero monitorar o nível da qualidade das chamadas
> em
> > si.
> >
> > Saber perda de pacotes, jitter, rtd, dscp e mos de cada uma das
> > chamadas/sessões, e como um plus poder relacionar isso a por exemplo um
> > alto uso de CPU de algum equipamento.
> >
> > De preferencia alguma ferramenta que seja multi vendor(Cisco, Avaya,
> > Microsoft, Genesys, etc) e multi tenant(atender vários clientes)
> >
> > Alguém conhece algo?
> >
> > *Danilo Jorge - DJ*
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