[MASOCH-L] Método para tela de avisos

Leandro de Lima Camargo leandrobachero at gmail.com
Fri Jul 21 08:19:24 -03 2017


Bom dia Pessoal.

Ressucitando o tópico apenas para feedback e consultas futuras de outros
profissionais.


Consegui realizar o que queria e tomei por base, a orientação do Bruno
Cabral.
O que fiz, foi o seguinte:

Quando o cliente PPPoE cai no grupo de aviso, há uma marcação de rota que
envia todas requisições dele para um roteador a parte, instalado em nossa
DMZ.
A comunicação entre os concentradores e esse roteador é realizado através
de um túnel EoIP.
Em cima deste túnel EoIP, criei um hotspot para "simular" uma nova
autenticação aos usuários. Porém, o HTML desta autenticação é customizado
com a mensagem de aviso.
Com isso, o cliente recebe o aviso normalmente sob qualquer requisição, não
restringindo apenas à porta TCP/80.

Acho que todos já trabalharem ou conectaram em um hotspot, então sabem que
em dispositivos móveis, um alerta é exibido na central de notificações
informando que é preciso autenticar nesta rede. Quando o usuário clica na
notificação, o aviso aparece! :D
Em Windows aparece uma notificação no canto inferior direito, e em MacOS,
uma janela do Safari é aberta automaticamente.
O fluxo de ligações sobre o assunto diminuiu muito, mas muito mesmo.
Isso só não resolveu para Smart TV pois todos os sistemas operacionais de
TV que tive contato não têm "inteligência suficiente" para perceber o
hotspot como outros dispositivos e apresentar a tela.

Enfim, gostaria de agradecer a todos pelos comentários e ajuda.
Demorei a responder pois queria realmente confirmar se teriamos problemas
ou não


Abraço!




Atenciosamente
*Leandro de Lima Camargo*



2017-06-21 16:38 GMT-03:00 Leandro de Lima Camargo <leandrobachero at gmail.com
>:

> Ah tá! Explicado.
>
>
> Atenciosamente,
> *Leandro de Lima Camargo*
>
>
>
>
> On Jun 212017, at 4:35 PM, Bruno Viviani <bruno at semprenet.com.br> wrote:
>
> Erro meu.. redireciono somente porta 80.
>
> att,
> Bruno Viviani
>
>
> Em 21 de junho de 2017 16:25, Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>
> escreveu:
>
> Nat puro e grosseiro apontando para teu servidor de aviso....
> Certificado inválido...
> CRÉEEEU
>
>
>
> Em 21 de junho de 2017 16:02, Leandro de Lima Camargo <
> leandrobachero at gmail.com> escreveu:
>
> Bruno,
>
> Mas como você trata requisições HTTPS (TCP/443)?
>
>
>
> Atenciosamente,
> Leandro de Lima Camargo
>
>
> On Jun 212017, at 3:06 PM, Bruno Viviani <bruno at semprenet.com.br>
>
> wrote:
>
>
> Aqui atribuo um IP invalido de um pool especifico para o cliente, e
>
> todos
>
> os clientes deste pool sao redirecionados a porta 80 e 443 pra um IP
> especifico com pagina de informacoes do corte.
>
> att,
> Bruno Viviani
>
>
> Em 21 de junho de 2017 13:19, Leandro de Lima Camargo <
> leandrobachero at gmail.com> escreveu:
>
> Quando eu tinha provedor, ligava com 5 e 10 dias apos o vencimento
>
> para
>
> o cliente e gravava as ligações (o bloqueio era na manha do 15o dia),
> informando que nao havia registrado o pagamento, perguntando se havia
> recebido o boleto, informando que podia imprimir a segunda via no
>
> site,
>
> convidando a vir pagar na loja etc. Quando o cliente reclamava, no
>
> inicio a
>
> gente mostrava as gravacoes, mas isso causou algumas saias justas
>
> (pros
>
> clientes que alegavam nao terem sido informados) entao passamos a nao
> mostrar as gravacoes e propor pagar o mes seguinte no mesmo momento
>
> para
>
> dispensar multa e juros pelo atraso. Todos sempre aceitaram e saiam
> bastante satisfeitos...
>
>
> Nós bloqueamos depois de 5 dias à partir do vencimento.
> E nesses 5 dias enviamos avisos perguntando se recebeu o boleto, se
>
> possui
>
> alguma dúvida, etc.
>
>
> Tem uma coisa FEIA que você pode fazer...
>
> Copiar a OI, e piorar o comportamento SAFADO-SEMVERGONHA deles...
>
> Faz como o @Cabral falou, e aumente os requintees de crueldade...
>
>
>
> Douglas, eu sempre leio até o fim seus mini tutoriais cheio de
>
> palavras
>
> trocadas. Hahaha…
>
>
>
>
> Atenciosamente,
> Leandro de Lima Camargo
>
> On Jun 212017, at 11:43 AM, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>
>
> wrote:
>
>
> Voce bloqueia *no dia* do vencimento? Se avisar por SMS antes do
>
> vencimento, com um texto que nao seja muito de cobrança (para o
>
> cliente
>
> nao
>
> alegar o constrangimento do CDC)...
>
>
>
> Quando eu tinha provedor, ligava com 5 e 10 dias apos o vencimento
>
> para
>
> o cliente e gravava as ligações (o bloqueio era na manha do 15o dia),
> informando que nao havia registrado o pagamento, perguntando se havia
> recebido o boleto, informando que podia imprimir a segunda via no
>
> site,
>
> convidando a vir pagar na loja etc. Quando o cliente reclamava, no
>
> inicio a
>
> gente mostrava as gravacoes, mas isso causou algumas saias justas
>
> (pros
>
> clientes que alegavam nao terem sido informados) entao passamos a nao
> mostrar as gravacoes e propor pagar o mes seguinte no mesmo momento
>
> para
>
> dispensar multa e juros pelo atraso. Todos sempre aceitaram e saiam
> bastante satisfeitos
>
>
>
> Lembre tambem que deve dar desconto dos dias bloqueados. E que as
>
> formas
>
> de pagamento podem demorar dias apos o vencimento (recentemente recebi
>
> uma
>
> cobrança num domingo por um boleto vencido na quinta - que foi
>
> feriado.
>
> Como o pagamento foi feito on-line na propria quinta, o banco
>
> considerou
>
> como sexta, dois dias uteis dava sexta/segunda, mas para o "sistema"
>
> de
>
> quem me cobrou tinham passado 3 dias (sexta, sabado, domingo)
>
>
>
> Dei uma grande chamada neles para que nao enviassem cobrança em dias
>
> nao
>
> uteis, pediram inumeras desculpas - mas imagine um cliente chato,
>
> poderia
>
> ter levado o caso ao procon ou pequenas causas
>
>
>
> []s
>
> !3runo
>
>
> --
> Cursos e Consultoria BGP e OSPF
> ________________________________
> De: masoch-l <masoch-l-bounces at eng.registro.br> em nome de Leandro
>
> de
>
> Lima Camargo <leandrobachero at gmail.com>
>
> Enviado: quarta-feira, 21 de junho de 2017 11:30:12
> Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help
> Assunto: Re: [MASOCH-L] Método para tela de avisos
>
> Obrigado a todos pelas dicas.
>
> Realmente o SMS ajudaria bastante pois não depende de qualquer
>
> acesso à
>
> Internet para o cliente receber o aviso.
>
> O problema, pelo menos em nosso caso, é que em muitas vezes quem
>
> liga é
>
> o filho(a), sobrinho(a), amigo(a) ou mãe/pai do titular.
>
> Como talvez o titular não esteja em casa, quem liga no call center
>
> não
>
> recebeu o SMS e vai continuar gerando fila no atendimento.
>
> Inicialmente vi esse empecilho, não sei se estou sendo chato demais,
>
> rs.
>
>
> De qualquer forma agradeço a todos pela ajuda.
> Vou testar a solução do Bruno e o envio de SMS também.
>
> Eu tinha pensado em API mesmo, mas o WA não gosta muito disso. Se o
>
> seu
>
> público também usar Telegram, lá dá pra fazer.
>
>
> Pelo menos aqui em nossa região, o pessoal ainda é resistente a
>
> Telegram.
>
> Valeu.
>
>
>
> Atenciosamente,
> Leandro de Lima Camargo
>
>
> On Jun 212017, at 11:08 AM, Lucas Willian Bocchi <
>
> lucas.bocchi at gmail.com> wrote:
>
>
> +1 pra vc Bruno.
> Eu tenho clientes que o sistema manda um SMS dizendo que a
>
> velocidade
>
> vai
>
> ser baixada para 56k até a regularização do pagamento, e que avisa
>
> que
>
> em 7
>
> dias vai cair a conexão, e depois do sétimo dia não corta a conexão
>
> mas
>
> coloca ela em 28k.
>
> Em 21 de junho de 2017 11:06, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>
>
> escreveu:
>
>
> Use SMS
>
>
> Outra solução (para o PPPoE) é você atribuir uma subrede IP
>
> diferente
>
> para
>
> usuários inadimplentes, usar source-routing para redirecionar para
>
> outro
>
> gateway quem estiver nessa subrede, e instalar uma RB menor com o
>
> HS
>
>>
> para o aviso (essa caixinha só teria a rota de volta para o
>
> concentrador
>
> PPPoE e sem rota default)
>
>
> []s
>
> !3runo
>
>
> --
> Cursos e Consultoria BGP e OSPF
> ________________________________
> De: masoch-l <masoch-l-bounces at eng.registro.br> em nome de Leandro
>
> de
>
> Lima Camargo <leandrobachero at gmail.com>
> Enviado: quarta-feira, 21 de junho de 2017 10:37:46
> Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help
> Assunto: [MASOCH-L] Método para tela de avisos
>
> Bom dia.
>
> Além de bloquear os clientes, preciso informar eles o motivo pelo
>
> qual
>
> estão sem acesso.
> Isso já é realizado através de redirecionamento da porta TCP/80,
>
> enviando
>
> para uma página de aviso em um servidor WEB.
> O problema são dispositivos móveis (Onde raramente abrimos o
>
> navegador) e
>
> a mudança da grande maioria dos sites para HTTPS.
> Além de não poder interceptar a requisição HTTPS, não “consigo”
>
> forçar
>
> o
>
> cliente a abrir o navegador no celular para verificar o aviso.
> Alguém possui um método para que o cliente seja avisado?
>
> Com hotspot é mais cômodo pois o Captive Portal joga um popup nos
> celulares para realizar a autenticação. O problema vem no PPPoE.
> Já pensei em uma gambiarra monstra de jogar os clientes depois de
> autenticados PPPoE em um hotspot personalizado para receber o
>
> aviso,
>
> mas
>
> como o PPPoE é uma interface a parte, não consigo criar um novo
>
> servidor HS
>
> em cima dela.
>
> Se alguém tiver uma solução mais “profissional” e puder
>
> compartilhar,
>
> seria de grande ajuda.
>
>
> Estou usando RouterOS mas qualquer cenário com outros SO pode
>
> ajudar
>
> a
>
> dar
>
> um norte.
>
>
>
> Obrigado.
>
>
>
>
> Atenciosamente,
> Leandro de Lima Camargo
>
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> Douglas Fernando Fischer
> Engº de Controle e Automação
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