[MASOCH-L] dominio super fraudulento

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jul 20 11:53:29 BRT 2017

leandro at allchemistry.com.br>:

> [...]
>
>    https://github.com/pmarkun/TSE-Lookup/blob/master/scripts/
> archive/receita/candidato/SP/250000002347.csv
>
> Nesta base de dados, o nome do CPF é outro do registro.br:
>
>    CRISTIANE MACHADO DE MORAES
>
> Ou seja, se o documento acima do TSE for genuíno, então estão cadastrando
> CPFs com nomes aleatórios no registo.br.
>
> A parte mais interessante é que estes outros CPFs retorna nada pelo
> Google, sendo um forte indício que cada um destes CPF pertence a nenhuma
> pessoa viva.
>
> Uma dúvida que me veio aqui. Vocês exigem data de nascimento do titular no

Não, nem data de nascimento para pessoas físicas, nem data de incorporação
para pessoas jurídicas.

> Se sim, muito fácil descobrir este tipo de fraude. Daria para fazer uma
> pesquisa no próprio site da Receita federal e comparar os nomes. Não
> retornando nada na pesquisa, duas hipóteses: data de nascimento errada,
> indicando possibilidade de fraude, ou o CPF inexistente, sendo esta ultima
> objetivamente uma fraude.

Quando se fala de milhares de transações diárias nada é simples... a
checagem de situação do CPF é feita de forma automatizada via WebService.
Então pessoas falecidas acabam não declarando IR e sendo inabilitadas,
mesmo que o CPF exista ou tenha existido.

Não tem um funcionário respondendo captcha...

| Completando o raciocínio. Retornando algo, basta comparar os nomes. Se
forem diferentes, só pode ser fraude.

Há muitos jeitos diferentes de grafar o próprio nome: incluir ou não nomes
duplos, abreviar Junior por Jr etc. Isso é um pouco mais complexo do que
parece.

Rubens