[MASOCH-L] Sistemas Anti-Spam e Falso-Positivo - LOCAWEB

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Jan 20 14:42:22 -03 2017


Amigo, gerenciar servidor de email, filtragem e tudo mais é um "pepinão"
para não dizer outra coisa. Terceirize sempre que possível e pra quem sabe
fazer direito. As vezes até quem sabe fazer direito não tem tanta culpa
quanto os usuários ou clientes pensam, então coloque ai uma boa dose de
paciência.

SPAM é sim uma praga, e fazem parte dessa praga muitos "profissionais" de
Sales/Marketing que mentem para sí mesmos e para os outros dizendo que
estão enviando apenas um "email-marketing" quando na verdade comparam
listas de email de um terceiro e despejam emails nas caixas postais sem o
menor pudor.

Compreendo a sua dor mas são ossos desse ofício e que infelizmente pioram
quando não há resposta adequada (e não necessariamente resolução
definitiva) de quem deveria dar essa resposta.

A propósito como está o dever de casa do pessoal com relação à
implementação da BCP relacionada e principalmente filtro de porta 25 para
conexões residenciais no caso de provedores de acesso ?

Abraços

2017-01-20 11:09 GMT-02:00 Rodrigo Castilhos <castilhosr at gmail.com>:

> Bom dia pessoal,
>
> Confesso, estou exausto !
>
> Meu provedor de Internet implementou um sistema de monitoramento de SPAM
> muito eficiente !
>
> Só que ... este sistema é tão tão eficiente que acaba por classificar
> e-mails legitimos como SPAM.
>
> E, para melhorar as coisas, este sistema ignora se as mensagens~estão
> chegando e/ou saindo das caixas postais, o sistema simplesmente barra a
> mensagem.
>
> Mas, ok, não há sistemas anti-spam com inteligencia suficiente para
> escapar dos Falso-Positivos, pessoalmente acho isso normal e, até certo
> ponto, aceitável.
>
> Todavia, no caso do meu provedor, a equipe de suporte simplesmente ignora
> meus apelos de correção e/ou 'retreinamento' do filtro.
>
> Creio que, por se tratar de um provedor 'gigante', as ocorrencias devam
> ser tantas que a equipe não dá conta !
>
> Mas isso é o que mais me intriga: se há tantas ocorrencias de
> falso-positivo ... então o tal sistema de detecção não é tão bom.
>
> E, se há tantos falso-positivos, o processo e a equipe que resposta deve
> ser igualmente grande e eficiente.
>
> SPAM é uma praga e deve ser combatido.
>
> Falso-Positivo é um efeito colateral desse combate, temos que conviver com
> ele (lamentavelmente).
>
> Mas, mitigar o efeito-colateral é uma obrigação dos provedores, e a
> LOCAWEB falha MISERAVELMENTE nesse sentido.
>
> Cansei de ouvir respostas pasteurizadas, mesmo que os chamados contenham
> informação completa, solida e de acordo com as boas práticas solicitadas
> pelo proprio provedor.
>
> Que situação !
>
> Alguem nessa lista passa por situação semelhante ? Conseguiram alguma
> resposta 'de gente grande' da LOCAWEB ?
>
> --
>
>
> Rodrigo Castilhos
> Porto Alegre - RS
>
> __
> masoch-l list
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
>



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