[MASOCH-L] Compatibilidade entre controladoras SAS/RAID

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Fri Aug 18 12:24:22 BRT 2017

On Fri, 18 Aug 2017, Guilherme F W Xavier wrote:
> Raid só funciona na controladora que o faz - pelo chipset - mas pode dar
> diferença de um fabricante (mesmo chipset, mas Dell ou HP ou IBM) para outro
> pelo firmware. Minha sugestão é ter uma controladora igual para reserva.
> Aprendi isso da pior forma.

Sim.  *Existe* um padrão de indústria para o "container" de metadados
que vai no disco, que quando seguido, permitiria que os dispositivos
componentes (discos) fossem utilizados em qualquer controladora que
suportasse o padrão.

Mas parece que o tal padrão não é lá muito seguido não, e como não está
listado como pré-requisito nos RFQ/FRP da maioria dos compradores de
peseo, os vendors preferem manter o lock-in...

Sem falar que se a controladora possuir qualquer cache não-volátil (seja
FLASH ou RAM com bateria) e der defeito, é corrupção quase certa se você
não possuir outra controladora exatamente igual para migrar o cache --
depende da sorte do cache estar vazio...

--
  Henrique Holschuh