[MASOCH-L] OT - Formação de Mão de Obra Técnica na área de Redes de Computadores - Era: Re: Utilizacao de FreeBSD no Brasil

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Fri Apr 28 12:15:28 BRT 2017


Marcelo, me formei recentemente em Redes de Computadores por uma universidade federal e, como já tinha experiência prática na área (mais de 20 anos!) gostaria de passar algumas impressões pessoais sobre o assunto


Percebi uma ênfase muito grande na introdução as redes, com várias cadeiras de linux básico (nenhum outro UNIX é visto no curso), eletrônica básica, algoritmo e programação estruturada e estrutura de dados, que consomem grande parte da grade e visam "nivelar" o aluno do ensino médio que não tem experiência na área. Ai falta tempo para ver coisas mais avançadas. Por exemplo:


Não vimos quase nada de IPv6 durante o curso. Entendo que deveria haver ênfase na tecnologia tendo em vista o fim iminente do IPv4


Emulação com o packet tracer é bem simples, mas o GNS3 permitiria usar um maior número de sistemas, ainda que virtualmente. Existe um Live CD (Raizo) com o ambiente já pronto. Eu o utilizo nos meus cursos de BGP e OSPF.


Também faltou maior aprofundamento em virtualização (não vimos nada de hipervisores como ESXi, hyper-v nem soluções abertas como KVM, Xen ou mesmo cloudstack), que poderia ser tratado talvez na cadeira de Sistemas Operacionais. No mercado de usados você consegue um Dell Poweredge 2950 completo por uns R$3000,00, poderia rodar nele as máquinas virtuais dos alunos


Tivemos aulas de cabeamento estruturado e fibras óticas, com direito a soldas de fibra. Mas nada muito profundo sobre switches (basicamente agregação de portas e STP)


Vimos Windows Server (com o básico do básico de GPO) na cadeira de sistemas proprietários e alguma coisa de programação php, mysql e html5. As licenças de estudante do MS W2012 (e do W2008) conseguimos usando o programa Tech Net da Microsoft. Grátis (funcionam por 6 meses). Gostaria que tivessemos visto uso de Samba4 mas não houve oportunidade


Penso que banco de dados poderia ter uma cadeira separada, mostrando também oracle além de mysql, pelo menos nas funções mais básicas (além de consultas SQL e criação de tabelas, backups e restauração).


Na cadeira de Arquitetura de Sistemas de Comunicação tivemos um pouco de rádio enlaces e site survey wi-fi, mais multiplexação, mas sem nenhum exemplo prático de utilização deste último. Ficou muito teórica e pouco prática essa cadeira


Telefonia IP (Asterisk e SIP) merecem atenção, se possível com integração a centrais analógicas (usando portas FXO e FXS), GSM e E1. A intelbras doou um laboratório com seus produtos de telefonia para a universidade, acredito que você possa tentar algo semelhante.


No final do curso tivemos algumas cadeiras de segurança (SSL, firewall, segurança em redes sem fio), mas pouco profundo. Nada de ITIL. Em roteamento só OSPF (e RIP!!!), nada de BGP.


Sugiro uma consulta ao material de estudo de concursos para analista de redes, vai te dar outras idéias do que deveria ser visto num curso desse tipo


!3runo Cabral

--

Cursos e Consultoria BGP e OSPF

http://www.openline.com.br/cursos/

________________________________
De: masoch-l <masoch-l-bounces at eng.registro.br> em nome de Flavio Rescia Dias <flavioresciadias at gmail.com>
Enviado: quinta-feira, 27 de abril de 2017 10:00:54
Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help
Assunto: Re: [MASOCH-L] OT - Formação de Mão de Obra Técnica na área de Redes de Computadores - Era: Re: Utilizacao de FreeBSD no Brasil

Emuladores*

On Apr 27, 2017 9:59 AM, wrote:

> Marcelo,
>
> Entendo que muito possa ser aprendido com pouco poder computacional.
> Linux, Unix então.
>
> Simuladores e imuladores como GNS3, packet trace, quagga pode ser
> utilizados.
>
> Davamos aula no SENAI com Pentium 3 anos atrás e conseguíamos um resultado
> no aprendizado que hoje ainda seria muito bom.
>
> Uma boa idéia é conseguir parceiros como Azure e AWS que possuem planos
> free tier e educacional.
>
> Para equipamentos de rede
>
> On Apr 27, 2017 9:38 AM, "CV Marcelo Guido - IFI" <
> marceloguidomgog at fab.mil.br> wrote:
>
>> Olá!
>>
>> Aproveitando a deixa do Nilton José Rizzo, logo abaixo, pergunto:
>>
>> O que vocês enxergam como necessário para a formação de um técnico em
>> redes de computadores?
>>
>> Sou professor no curso técnico de redes de computadores em uma escola
>> técnica estadual (ETEC) em Jacareí, interior de SP. O curso já existe a
>> cerca de 8 anos. De lá para cá só recebemos computadores do governo
>> estadual e nada de um laboratório de redes, que é essencial para o curso.
>> Se quer temos servidores para que os alunos possam trabalhar. Para muitos
>> deles, virtualização se faz com Virtual Box e um servidor é uma máquina
>> desktop melhorada. O coordenador do curso, juntamente com o corpo
>> acadêmico, tenta doação de equipamentos com empresas da região. Desta forma
>> conseguimos alguns poucos switches gerenciáveis... Diante de um cenário
>> como este, nós, corpo docente, temos que ter muita imaginação para formar
>> uma mão de obra minimamente qualificada. Tenham certeza que a contribuição
>> da comunidade respondendo a pergunta acima, fará com que possamos
>> contribuir um pouco mais com o ecossistema como um todo.
>>
>> Em tempo: Se alguém tiver / quiser doar material, ainda que não tão
>> atual, pode me chamar no pvt. O mesmo vale para aqueles que queiram
>> conhecer a escola.
>>
>> Abraços!
>>
>> Marcelo Guido
>>
>>
>> Porém, fora do ambiente acadêmico, estou percebendo sim um certo
>>
>>> distanciamento cada vez maior do publico em relação ao FreeBSD.
>>>>
>>>> Utilizo o FreeBSD desde a versão 4, e o que percebo atualmente é que
>>>> muitos nem sabem o que é FreeBSD (muitos da área de informática estou
>>>> dizendo).
>>>> Nesse ponto, a falta de uma lista de discussão brasileira sobre
>>>> FreeBSD faz sim muita diferença (é simples perceber isso. Digite no
>>>> Google: lista discussão Linux e depois lista discussao FreeBSD e veja
>>>> a disparidade).
>>>>
>>>
>>>     Isso é uma realidade.  Porém vejo dentro da própria universidade,
>>> cada vez mais alunos com menos conhecimento geral e falta de iniciativa
>>> que me fazem repensar como será o mercado com esses profissionais que
>>> só querem pegar coisas prontas e usar (frameworks diversos), dificuldade
>>> com a língua estrangeira, que é um pré requisito na nossa área, entre
>>> outras
>>> coisas.  Cada vez mais nos deparamos com alunos que "são técnicos" de
>>> formatação e instalação setup>next>finish, que quando chega em uma
>>> universidade
>>> passa apuros para aprender lógica de programação.
>>>     No inicio da internet no Brasil, final dos anos 80, quando chegou nas
>>> universidades, 99,9% do material de estudo eram em inglês, não havia
>>> essa facilidade, por esse motivo, particularmente, não vejo a lista
>>> parada por um pequeno temo ( comparado ao tempo em que ela existe )
>>> uma preocupação que os usuários migraram para outro sistema.
>>>
>>>
>> --------------------------------------------------
>> [PT] Texto confidencial para uso exclusivo do destinat�rio. N�o o
>> divulgue e apague-o imediatamente se o recebeu por engano.
>> [EN] <i>This is a confidential text to be exclusively used by the
>> recipient. Do not disclose it to anybody and delete it immediately if you
>> received it by mistake.
>> [ES] <i>Texto confidencial para uso exclusivo del destinatario. Si usted
>> lo recibi� por error no lo divulgue y excl�yalo inmediatamente.
>>
>> __
>> masoch-l list
>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
>>
>
__
masoch-l list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l


More information about the masoch-l mailing list