[MASOCH-L] OT - Formação de Mão de Obra Técnica na área de Redes de Computadores

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Apr 27 10:12:59 BRT 2017

On Thu, 27 Apr 2017, CV Marcelo Guido - IFI wrote:

> O que vocês enxergam como necessário para a formação de um técnico em
> redes de computadores?

Depende muito de o que se espera que ele faça depois de formado. Uma
característica importante no meu entender é flexibilidade para aprender
novas tecnologias, já que elas aparecem a toda hora. e precisa saber ler
em inglês, porque não dá tempo de esperar que manuais e documentação sejam
traduzidos antes que a respectiva tecnologia ou produto esteja obsoleta.

> Sou professor no curso técnico de redes de computadores em uma escola
> técnica estadual (ETEC) em Jacareí, interior de SP. O curso já existe a
> cerca de 8 anos. De lá para cá só recebemos computadores do governo
> estadual e nada de um laboratório de redes, que é essencial para o
> curso. Se quer temos servidores para que os alunos possam trabalhar.
> Para muitos deles, virtualização se faz com Virtual Box e um servidor é
> uma máquina desktop melhorada.

Esse cenário não parece tão ruim. Ter um ambiente de virtualização é muito
importante, mesmo que ele pareça precário. É importante poder virtualizar
redes inteiras, inclusive switches, além de máquinas em si.

É importante também ter equipamentos de medição, ferramentas de montagem
de cabos, fibras, etc. Não basta ficar no mundo da fantasia do
virtualizador, pois muitos problemas graves da vida real podem ser
causados por um maldito conector mal crimpado.

> O coordenador do curso, juntamente com o corpo acadêmico, tenta doação
> de equipamentos com empresas da região. Desta forma conseguimos alguns
> poucos switches gerenciáveis...

Não sei se temos equipamentos ou ferramentas a oferecer, vou conversar com
meus sócios a respeito, mas é provável que haja alguma coisa encostada e
em bom estado que lhes possa ser útil.

--
Danton Nunes      |Informática, Consultoria e Serviços de Acesso à Internet
InterNexo Ltda.   |http://inexo.com.br/ e-mail:danton.nunes at inexo.com.br
S.J.Campos,BRASIL |fone:(12)3797-6865 móvel:(12)99144-7458 INOC:28262*DAN