[MASOCH-L] OT - Formação de Mão de Obra Técnica na área de Redes de Computadores - Era: Re: Utilizacao de FreeBSD no Brasil

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Thu Apr 27 10:08:01 BRT 2017

Marcelo.
Dou aula aqui no PR para o Estado nos CEEPS como Professor PSS e sentimos a
mesma dificuldade que a sua. Confesso que eu mesmo tiro do Bolso e invisto
em alguns equipamentos para poder dar aula. Eu tenho um servidor hospedado
e pago do meu bolso fora da instituição e tenho várias routerboards e
switches próprios para poder ministrar a aula. Como o Flávio falou, o
negócio é partir para os emuladores e usar FreeBSD e Linux para simular
vários cenários diferentes. Também é bom usar pfsense e outros programas
educacionais (a Microsoft também tem licenças acadêmicas que bem
conversadinhas podem ser liberadas para fins educacionais), e tentar
direcionar o conteúdo (plano pedagógico) para utilização maior com
softwares livres (configuração de servidor de páginas, apache, uso do
guacamole para IAAS, etc). Eu pelo menos tento trabalhar dessa forma com os
alunos. Aí se os caras querem CCNA e LPI cada um precisa investir um pouco
do bolso e correr atrás...

Em 27 de abril de 2017 10:00, Flavio Rescia Dias <flavioresciadias at gmail.com