[MASOCH-L] Utilizacao de FreeBSD no Brasil

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Wed Apr 26 13:52:19 BRT 2017

> Caros amigos, a desativacao da lista FUG-BR me fez "cair a ficha" sobre um
> fato: PARECE que o FreeBSD está sendo cada vez menos utilizado aqui no
> Brasil.
>
> Isso é impressão minha ou é a realidade mesmo?
>
> Quem migrou do FreeBSD para Linux, qual distribuição está utilizando para
> servidores, principalmente utilizados em Provedor de Internet?

Dificil dizer, como outros já comentaram apenas a lista parou (que era
mantida por brasileiros).

Tirando o já famoso 'BSD is dying', me parece que o FreeBSD anda firme
e forte por aqui.  Crescendo em numero de usuarios (vários ISPs
recentemente) e em numero de desenvolvedores (e em breve teremos mais
um).

Estou acompanhando e aguardando pra ver se a FUG sai desse coma e se
não sair, podemos solicitar a criação de uma lista oficial em PT-br no
@freebsd.org.  Entendo que esse caminho é mais dificil pois toda
mudança deste tipo acaba deixando várias pessoas para trás.

Vamos ter agora o evento do Rizzo e também os internacionais (BSDCan -
Canada, BSDCam - Cambridge, EuroBSDCon - Paris).  Os eventos são uma
das melhores formas de entrar em contato com a comunidade e
desenvolvedores, além de ficar por dentro das novidades (recomendo
muito e caso preciso, podemos providenciar os devidos convites e/ou
apresentações).

-l
hat: loos at freebsd.org