[MASOCH-L] Pfsense - Failover - SIP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Apr 17 14:26:06 BRT 2017

Tá falando de FailOver de LinkWan ou FaolIver de Caixa de Firewall?

Se for de Caixa, teoricamente a copia das tabelas de estados deveria dar
conta do recado...

Se for de link Wan, isso é o comportamento esperado.
Isso acontece porque o PBX IP resgitrou-se na operadora com o IP válido do
link Wan anterior(IP com que ele estava chegando lá). E lá eles guardam
esse IP para que os EndPoints desse peer sejam alcançados por esse IP.

Quando você limpa as conexões o SIP se obriga a refazer a sessão, forçando
a atualização do IP na tabelinha deles...

P.S.: Esse comportamento vai variar um pouco dependendo
      se sua operadora Voip implementa rport/comedia.
      Algumas tem STUN server,
      mas tem mais de ano que não configuro nada com STUN.

Uma maneira de amenizar esse comportamento indesejado é baixar bem o tempo
de re-registro do teu PBX contra a operadora. Mas tem operadoras que
aplicam um Limite de registros/hora.

O modo grosseria de resolver isso no firewall(sem precisar intervir no PBX)
é scriptar um clear nas sessões SIP que estiverem sem incrementar há mais
de 5 minutos... Mas isso pode causar dores de cabeça.

Para resolver de verdade?
Tire um ASN e use IP válido com BGP. Hahaha.
Não vale o esforço.

Em 17 de abril de 2017 13:31, Flavio Rescia Dias <flavioresciadias at gmail.com

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação