[MASOCH-L] Assistência remota a usuário final

Anderson C. Santos anderson at microquest.com.br
Wed Apr 12 12:05:06 BRT 2017


Prezado Rafael,

  1) O que eh o APACHE GUACAMOLE

    Eh um centralizador- voce cadastra os clientes
    (ip, p.ex.) para criar uma lista de onde voce pode
    conectar.

    Voce conecta no GUACAMOLE (via BROWSER/HTML5) e o
    servidor GUACAMOLE conecta de fato no cliente

    Entao, por exemplo, voce pode criar o servidor GUACAMOLE
    no Brasil (para ter uma latencia menor) e acessar
    via teu site/datacenter no exterior.

  2) Qual o protocolo dos clientes

     VNC/RDP (TS)/SSH sao aceitos por padrao

  3) Qual a performance ?

     Depende do protocolo (VNC/RDP/SSH) - mas
     de um modo geral boa o suficiente para atendimento
     helpdesk ao usuario final.

  4) Vantagem extra: voce pode "esconder" os dados
     do cliente (ip, usuario, senha das estacoes) do
     pessoal que faz o helpdesk - eles tem acesso apenas
     a senha do GUACAMOLE

  Abracos,

  Anderson C. Santos
  anderson at microquest.com.br

On 12/04/2017 11:51, Rafael Bedendo wrote:
> Bom dia Anderson, você poderia expor melhor como funciona essa
> centralização por essa ferramenta APACHE GUACAMOLE?
> 
> O acesso aos clientes seriam feitos via browser por RDP/VNC? Se sim, como
> está a performance?
> 
> Com relação ao ammy e outros do gênero, estou evitando por questão de
> licenciamento e segurança dos dados.
> 
> Abraço
> 
> 
> Em 12 de abril de 2017 10:16, Anderson C. Santos <anderson at microquest.com.br
>> escreveu:
> 
>> Prezado Rafael,
>>
>>   Ja usei o logmein e teamviewer (versoes pagas)
>>
>>   Atualmente utilizo uma solucao com:
>>
>>    - OpenVPN nos clientes
>>    - Servidor APACHE GUACAMOLE como centralizador
>>    - VNC/RDP (TS)/SSH como protocolo de acesso a estacao/servidor
>>
>>   Para casos esporadicos (onde nao tenho VPN), uso Ammyy
>>     (http://www.ammyy.com)
>>
>>   Abracos,
>>
>>   Anderson C. Santos
>>   anderson at microquest.com.br
>>
>> On 11/04/2017 21:44, Rafael Bedendo wrote:
>>> Obrigado a todos pelas preciosas dicas.
>>>
>>> Minhas VPS realmente está nos EUA, mas com o exporto pelo Eduardo acho
>> que
>>> não vou perder tempo em testar em VPS no Brasil.
>>>
>>> Sobre o MSRA, eu realmente desconhecia, porém, no meu caso são clientes
>>> rodando ambientes diversos em redes diversas.
>>>
>>> Com relação ao TeamViewer, para o tamanho do que pretendo fazer ainda é
>>> caro, mas realmente é o melhor que conheço.
>>>
>>> Com relação ao Chrome Remote Desktop, vou analisar melhor, fiz apenas um
>>> teste uma vez com a própria equipe do Gsuite.
>>>
>>> Mais uma vez obrigado a todos.
>>>
>>> Abraços
>>>
>>> Rafael
>>>
>>>
>>> Em 11 de abril de 2017 14:02, Eduardo Rigler <erigler at gmail.com>
>> escreveu:
>>>
>>>> Em 11 de abril de 2017 13:33, César de Tassis Filho <ctassisf at gmail.com
>>>
>>>> escreveu:
>>>>
>>>>> Vocês já ouviram falar no Chrome Remote Desktop? É um "TeamViewer"
>> feito
>>>>> pelo Google, o cliente roda em cima do Google Chrome e do ChromeOS
>>>>> (incluindo Chromium e ChromiumOS), permite acesso direto às suas
>> próprias
>>>>> máquinas Windows e macOS (basta instalar um daemon nesses SOs e atrelar
>>>>> essas máquinas à sua conta Google) e também permite assistência remota
>> a
>>>>> desconhecidos através de senha única/temporária de acesso (igual o
>>>>> TeamViewer). Tem inclusive clientes para Android e iOS. Eu uso
>> bastante,
>>>>> nunca me deixou na mão.
>>>>>
>>>>> https://chrome.google.com/webstore/detail/chrome-remote-desktop/
>>>>> gbchcmhmhahfdphkhkmpfmihenigjmpp
>>>>>
>>>>>
>>>> Bem lembrado.
>>>>
>>>>
>>>> Também já usei algumas vezes e funciona bem, o "problema" é só o fato de
>>>> ter que atrelar a uma conta do Google mas dependendo da aplicação basta
>>>> usar uma conta genérica, principalmente em situações corporativas ou
>>>> multi-usuário.
>>>>
>>>> []´s
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>> César
>>>>>
>>>>> 2017-04-11 12:57 GMT-03:00 Eduardo Rigler <erigler at gmail.com>:
>>>>>
>>>>>> UltraVNC fica lento, porco e quase inutilizável até em redes com 10ms
>>>> de
>>>>>> "distância", só serve pra ficar de ~voyeur~ e olhe lá.
>>>>>>
>>>>>> Tô pra encontrar uma ferramenta melhor que Teamviewer pra esse tipo de
>>>>>> acesso. Vale o investimento.
>>>>>>
>>>>>> []´s
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> Em 10 de abril de 2017 22:37, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>
>>>> escreveu:
>>>>>>
>>>>>>> Uma tentativa é reduzir MTU, a performance ruim pode ser problema de
>>>>>>> fragmentação.
>>>>>>>
>>>>>>> O VPS fica no Brasil ? Pq se ficar nos EUA, está explicado...
>>>>>>>
>>>>>>> Rubens
>>>>>>>
>>>>>>> 2017-04-10 21:36 GMT-03:00 Rafael Bedendo <rafael.bedendo at gmail.com
>>>>> :
>>>>>>>
>>>>>>>> Boa noite pessoal, estou buscando uma forma de realizar suporte a
>>>>>>> usuários
>>>>>>>> finais através de ferramentas gratuitas de forma segura, para isso,
>>>>>> estou
>>>>>>>> trabalhando com OpenVPN em um VPS onde centralizo as conexões e
>>>>> depois
>>>>>>> que
>>>>>>>> tenho o túnel fechado realizo o acesso. Até aqui, tudo bem! O
>>>>> problema
>>>>>> é
>>>>>>>> que tenho um baixo desempenho com o UltraVNC, pois os links nos
>>>>>> clientes
>>>>>>>> são geralmente ruins.
>>>>>>>>
>>>>>>>> Gostaria de saber de vocês, se me recomendam algum outro tipo de
>>>>>> solução.
>>>>>>>>
>>>>>>>> Abraços
>>>>>>>>
>>>>>>>> Rafael
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