[MASOCH-L] #RFCFAIL

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Sep 8 20:18:43 BRT 2016

Eu acho que precisamos atualizar as práticas de tempos passados...
antigamente a RFC de correio dizia para se aceitar e-mail vindo de qualquer
lugar, o que hoje chamamos de open-relay, como forma de aumentar a
resiliência da rede.

Hoje temos mecanismos como DMARC que podem especificar para onde enviar
relatos de não entrega que antes iriam para postmaster. No caso citado do
Yahoo:
v=DMARC1; p=reject; pct=100; rua=mailto:dmarc_y_rua at yahoo.com;

Eles tem uma política de DMARC bem agressiva de que o que não tiver a
assinatura DKIM deles pode ser jogado no lixo, e querem feedback agregado
para o endereço dmarc_y_rua at yahoo.com; se esse endereço não aceitar
mensagem aí sim é #fail, mas do contrário, qual o problema ?

Há também redes que desabilitaram esse endereço mas mantém páginas de
contato postmaster (ex: https://mail.terra.com.br/postmaster/ ,
http://email.uol.com.br/postmaster ) que permitem validar se é um ser
humano fazendo a reclamação, integrar diretamente com um sistema de
ticketing interno etc.

Eu acredito que um teste desses devesse mesclar as práticas de hoje (quando
usadas) e as práticas de antigamente (se nenhuma das atuais estiver
disponível), e com isso reconhecer a evolução tecnológica do qual o
SPFBL.net também é um ótimo representante.

Rubens