[MASOCH-L] #RFCFAIL

Leandro leandro at spfbl.net
Thu Sep 8 20:03:18 BRT 2016

Roberto. Realmente isso será um desafio grande.

A ideia por trás disso é restabelecer o canal de comunicação direto com o
administrador do MTA.

Mas você tem razão em começar a agir bloqueando ativamente nesses casos,
como faziam nossos colegas do RFC-Ignorant, certamente daria m?r?a. O que
podemos fazer é manter a prática de forma passiva, quando o admin precisa
realizar delisting (que são poucos casos) e invoca o método de envio de
chave. Somente nesses casos a principio.

Tem vários casos que recebemos aqui, onde o envio da chave dá esse erro de
inexistente, e logo em seguida o admin repete o procedimento de envio da
chave e acessa URL com sucesso. Significa que na primeira vez a conta
postmaster estava inativa e em seguida eles reativaram a conta para poderem
receber a chave.

Seria como se estivéssemos abrindo uma trilha na mata para vocês voltarem a
ter acesso ao postmaster desses domínios.

Porém temos que levar em conta também a parte massiva de casos onde não
existe serviço de e-mail de fato, tipo bots, e esse procedimento garante
que o IP se mantenha bloqueado indefinidamente.

Abraços,
Leandro
SPFBL.net