[MASOCH-L] #RFCFAIL

Leandro leandro at spfbl.net
Thu Sep 8 17:10:55 BRT 2016

Putz pode crer Jonny.

O fato do RFC-Ignorant ter fechado só mostra o quanto todos nós somos
alheios às RFCs.

Só para você ter uma ideia de quanto fomos longe em ignorar às RFCs, nosso
projeto SPFBL nasceu basicamente pelo descumprimento em massa das RFCs 4408
e 7208:

https://eng.registro.br/pipermail/masoch-l/2015-June/017583.html

Acredito muito que grande parte da culpa de estarmos atolados com esse
problema de SPAM vem justamente dessa nossa cultura de ignorar RFCs. No
caso do SPF, muito provedores simplesmente desligam o SPF convencional
porque o tratamento dos descumprimentos de RFC pelos colegas enviadores de
tornou infernal.

Tivemos que flexibilizar o SPF justamente para recuperar esses provedores
desistentes. Se conseguirmos recuperar uma parcela grande, de modo a
pressionar o mercado a cumprir as RFCs do SPF, então retomaremos aquilo que
foi construido com muito esforço pelos criadores do SPF. Flexibilizar o SPF
é o único caminho para não perdê-lo.

O fato de termos escolhido a conta postmaster para entregar a chave de
delisting é justamente para dar mais uma camada de proteção que tal IP tem
realmente um serviço genuíno de e-mail. Se colocássemos outras opções, essa
proteção vai ficando cada vez mais branda. Por outro lado, a flexibilização
desta regra seria os próprios clientes de consulta do serviço fazerem o
delisting. Seria mais ou menos: siga a RFC ou espere pela manifestação do
recebedor.

Abraços,
Leandro
SPFBL.net