[MASOCH-L] Lentidão ls (linux)

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Fri Oct 7 09:30:39 BRT 2016

Bom dia pessoal

Tenho uma pasta no servidor com 2381 sub-pastas (cada uma delas com
vários arquivos dentro),em  sistema de arquivos xfs. Ao executar um "ls
-la" para listar as pastas, demora uma eternidade.  Se executo um "ls -f
-1'  na mesma pasta, o resultado é instantâneo. Sei que o ls , por
default, faz o sort do conteúdo da pasta e  o ls -f  não. Até ai ok.. O
que me intriga é que não considero 2381 pastas um número alto o
suficiente para essa lentidão toda.... A não ser que o sort esteja
compreendendo também os arquivos dentro de cada pasta (e aí sim, seria
muito arquivo para listar  - nem tenho ideia, mas não foi solicitando um
ls */* e sim apenas q listasse o conteúdo da pasta atual (que contém
apenas 2381 pastas)
Só achei curioso o fato e que entender pq isso acontece. 2381 entradas
não é lá muita coisa.