[MASOCH-L] Dispatcher e file system distribuído

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Nov 28 14:49:02 BRST 2016

Pera ai gente. Nem GFS nem NFS são sistemas de arquivo distribuídos. Ao
contrario são sistemas para se usar de maneira centralizada aonde um e
clustered e o outro e shared.

A ideia de colocar um sistema de arquivos distribuído para esta
aplicação principalmente para dar uma maior disponibilidade e bem
interessante e o pensamento correto. A questão e qual sistema de
arquivos distributário escolher. O GlusterFS (o qual a abreviatura
correta não e GFS) tem um setup mais simples e facil, porem eu
pessoalmente tenho muitas reservas com relação a ele. Acompanho ele
desde quando era mantido pelo indianos e 'nunca me desceu'. Deu uma
melhorada boa depois que a RedHat comprou mas ainda sim acho que tem
muito arroz e feijão para comer.
Se o ambiente for grande e justificar CEPH e sem duvida a melhor opção.
Resumindo as opções a essas duas para o ambiente que você descreve eu
tentaria inicialmente com GlusterFS e faria todos os testes de desastre
possíveis e em ultimo caso partir para desenvolver algo com CEPH.
Se o ambiente for pequeno mesmo e esses arquivos não precisarem estar em
todos os lugares de forma realtime você pode tentar algo rsync based com
near-realtime como Lsync.

Espero que ajude.

Fernando