[MASOCH-L] Remoção de IP de dnsbl.spfbl.net
Leandro
leandro at spfbl.net
Thu May 12 22:38:30 -03 2016
Alexandre,
Problema do idioma resolvido através do cabeçalho HTTP "Accept-Language" e
com implementação dos idiomas inglês e português.
Neste caso o SPFBL vai montar o HTML com idioma de acordo com a preferência
do usuário nas configurações do navegador.
Abraços,
Leandro
Em 12 de maio de 2016 14:24, Alexandre C. Fonseca <
alexandre at specialist.srv.br> escreveu:
> Boa jogada essa do email...
>
> Vou testar novamente aqui e lhe aviso depois..
>
> Valeu..
> Alexandre F.
>
>
> On 11/05/2016 19:59, Leandro wrote:
>
>> Alexandre,
>>
>> Refleti sobre algumas possibilidades de resolver o problema sem abrir mão
>> da segurança e encontrei uma boa ideia.
>>
>> O conceito desta ferramenta de delisting é que o próprio dono do IP, ou o
>> responsável cujo IP foi alocado, consiga liberar o IP se este não estiver
>> com reputação ruim. O que o SPFBL faz é pegar os reversos válidos do mesmo
>> IP e dar oportunidade do postmaster liberar.
>>
>> Agora que vem a nova ideia. Sendo o cliente DNSBL também interessado pelo
>> delisting, e que este seja previamente identificado, a liberação pode ser
>> feita por ele usando princípio da confiança. Se cadastrado como cliente,
>> então é confiável.
>>
>> Neste caso eu fiz o seguinte: sempre que a página de delisting for aberta
>> por um navegador que estiver usando um IP de um cliente DNSBL cadastrado
>> com e-mail, então o mesmo e-mail será listado como possibilidade de envio
>> da chave de liberação. Como exemplo, acessei esta mesma página que você
>> mencionou, com cadastro do meu bloco IP como sendo cliente DNSBL e meu
>> e-mail:
>>
>> Resutado da checagem DNSBL do IP 93.63.244.5.
>>
>> Reversos encontrados:
>>
>> - <smtp.sace.it> válido.
>>
>> E-mails para envio de chave de desbloqueio:
>>
>> - <leandro at spfbl.net> permitido.
>> - <postmaster at sace.it> permitido.
>> - <postmaster at smtp.sace.it> permitido.
>>
>>
>> Para que a chave de desbloqueio seja enviada,
>> selecione o endereço de e-mail do responsável pelo IP:
>> leandro at spfbl.net
>> postmaster at sace.it
>> postmaster at smtp.sace.it
>>
>> Para que sua solicitação seja aceita,
>> resolva o desafio reCAPTCHA abaixo.
>>
>> Seu cadastro aqui é o seguinte:
>>
>> maxiweb.com.br:187.49.32.0/20 DNSBL DEAD Alexandre Fonseca <
>> alexandre at specialist.srv.br>
>>
>> Então se você acessar a mesma página usando qualquer IP deste seu bloco,
>> vai aparecer na lista de envio este seu email que cadastrei aqui. Tente
>> fazer uma experiência e remova todos os IPs que achar conveniente.
>>
>> Agora sobre o problema do idioma, estou estudando aqui a implementação de
>> multi-idioma do HTML:
>>
>>
>> https://www.w3.org/TR/2007/NOTE-i18n-html-tech-lang-20070412/#ri20040728.121403792
>>
>> Desta forma eu consigo agradar todo mundo neste quesito e não perder o
>> caráter brasileiro do projeto.
>>
>> Me dê um feedback quando possível.
>>
>> Abraços,
>> Leandro
>>
>> Em 11 de maio de 2016 15:04, Alexandre C. Fonseca <
>> alexandre at specialist.srv.br> escreveu:
>>
>> complemento: o erro na sua pagina onde informa q a chave serah enviada
>>> para o email tal... precisa ser em ingles isso..
>>>
>>> no meu caso abaixo, mesmo se o TI deles abrisse o link para ver...
>>> ficaria
>>> por isso mesmo.. ninguem vai "traduzir" um site desconhecido para ver q
>>> se
>>> trata de uma blacklist..
>>>
>>> sacou?
>>>
>>>
>>>
>>> On 11/05/2016 15:01, Alexandre C. Fonseca wrote:
>>>
>>> leandro,
>>>>
>>>> veja um caso pratico, eh a segunda reclamação de hj..
>>>>
>>>> um cliente disse q sempre se comunicou com um cliente dele no email @
>>>> sace.it
>>>>
>>>> fui ver nos logs e vi o bloqueio... eu retorno para ele o erro
>>>> informando
>>>> q o ip dele estah listado na sua lista e dou ateh o link para ele ver e
>>>> pedir para sair...
>>>>
>>>> mas... ninguem le o erro direito.. ainda mais qd eh fora do brasil...
>>>> imagina eu falar para meu cliente q ele tem q avisar o cliente dele (lá
>>>> da
>>>> italia) para ele ver com o TI de lá em "ler" o erro e providenciar a
>>>> liberação do ip..
>>>>
>>>> (eh nesse aki)
>>>> http://matrix.spfbl.net/dnsbl/93.63.244.5
>>>>
>>>> infelizmente sua ideia eh otima.. mas nao prática... precisa ter outros
>>>> meios de liberação.. como fazem o spamhaus, spamcop, etc... qq um pode
>>>> pedir a liberação... via web... sem envolver chave via email... porem
>>>> qd o
>>>> ip volta para a lista por mais spam, o tempo q leva para vc poder tirar
>>>> aumenta, e assim por diante...
>>>>
>>>> entendeu?
>>>>
>>>> abraços,
>>>> alexandre f.
>>>>
>>>> On 10/05/2016 22:32, Alexandre C. Fonseca wrote:
>>>>
>>>> blz..
>>>>>
>>>>> estah em todos os servers desde as 15h de hj (terça)... aparentemente
>>>>> estah funcionando ok.
>>>>>
>>>>> vejo varios bloqueios... indo no site para ver o ip, vejo q eh de nego
>>>>> q
>>>>> faz spam mesmo... (pelo reverso do ip dah para ter uma ideia,
>>>>> normalmente)
>>>>>
>>>>> vou deixar assim e acompanhar.. qq coisa te reporto....
>>>>>
>>>>> ateh agora nenhum cliente reclamou, mas foi pouco tempo, passando
>>>>> amanha
>>>>> (quarta) o dia todo, dah para ter uma ideia se melhorou os falsos
>>>>> positivos..
>>>>>
>>>>> abraçao..
>>>>>
>>>>>
>>>>> On 10/05/2016 22:07, Leandro wrote:
>>>>>
>>>>> Beleza Alexandre.
>>>>>>
>>>>>> Só para informar, nós estávamos com um defeito no DNS do SPFBL que
>>>>>> impedia
>>>>>> ele de resolver corretamente a zona do DNSBL.
>>>>>>
>>>>>> Acabamos de corrigir o defeito então se alguém tentou usar, e não
>>>>>> conseguiu, pode usar agora que vai dar certo.
>>>>>>
>>>>>> Abraços,
>>>>>> Leandro
>>>>>>
>>>>>> Em 10 de maio de 2016 11:00, Alexandre C. Fonseca <
>>>>>> alexandre at specialist.srv.br> escreveu:
>>>>>>
>>>>>> reativei aki... vamos aguardar para ver se algum cliente nota algum
>>>>>>
>>>>>>> problema... pelos logs, jah vi que ele estah barrando ips jah..
>>>>>>>
>>>>>>> abs..
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> On 10/05/2016 08:24, Leandro Carlos Rodrigues wrote:
>>>>>>>
>>>>>>> Alexandre,
>>>>>>>
>>>>>>>> Usamos as ultimas semanas para fazermos uma limpeza minuciosa na
>>>>>>>> nossa
>>>>>>>> base. Tive ajuda do nosso colega Gian nessa tarefa.
>>>>>>>>
>>>>>>>> Deu um trabalho monumental mas parece que agora está bem melhor que
>>>>>>>> antes. Então se achar conveniente testar e dizer para nós o que
>>>>>>>> achou,
>>>>>>>> fique a vontade.
>>>>>>>>
>>>>>>>> Pelo feedback que estou tendo nesses últimos dias, parece que a taxa
>>>>>>>> de
>>>>>>>> falso positivo ficou a baixo de 0,1%. Talvez muito menos que isso.
>>>>>>>>
>>>>>>>> Abraços,
>>>>>>>>
>>>>>>>> Leandro Carlos Rodrigues
>>>>>>>>
>>>>>>>> Em 12/04/2016 15:15, Leandro escreveu:
>>>>>>>>
>>>>>>>> Beleza Alexandre. Vou providenciar isso. Obrigado pela informação!
>>>>>>>>
>>>>>>>>> Em 12 de abril de 2016 14:42, Alexandre C. Fonseca <
>>>>>>>>> alexandre at specialist.srv.br> escreveu:
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Leandro,
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Na tela onde informa que o IP está listado e tem os emails para
>>>>>>>>>> enviar a
>>>>>>>>>> chave para sair da lista, seria interessante vc incluir o (s)
>>>>>>>>>> motivo (s)
>>>>>>>>>> que levaram o ip a ir parar no bloqueio.
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> Desliguei um pouco a verificação aqui de tanta reclamação de
>>>>>>>>>> cliente que
>>>>>>>>>> nao recebia email da empresa X, Y e Z.
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> Ninguem ve o erro direito e abre o link, muito mais enviar o email
>>>>>>>>>> com o
>>>>>>>>>> erro para o TI da empresa e mesmo se o fizesse, como nao consta o
>>>>>>>>>> motivo do
>>>>>>>>>> bloqueio, muitos acham que é erro "nosso" aqui e vem reclamar
>>>>>>>>>> comigo ao
>>>>>>>>>> inves de simplesmente fazer a ação lá de liberação.
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> Com 20 chamados sobre isso em 24h, eu desisti "novamente" de usar
>>>>>>>>>> por um
>>>>>>>>>> tempo..
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> Abs..
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> On 12/04/2016 10:37, Leandro Carlos Rodrigues wrote:
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> Pessoal,
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> A ferramenta se mostrou estável com três casos de sucesso no
>>>>>>>>>>> delisting
>>>>>>>>>>> ontem.
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Peço a todos que usam mensagens personalizadas de positivo do
>>>>>>>>>>> nosso
>>>>>>>>>>> serviço, que incluam a URL+IP na mesma mensagem.
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Para aqueles que usam o TXT do próprio serviço, este será trocado
>>>>>>>>>>> ainda
>>>>>>>>>>> hoje, depois do horário de pico pois tem alteração de software.
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Abraços,
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Leandro Carlos Rodrigues
>>>>>>>>>>> TI All Chemistry do Brasil
>>>>>>>>>>> (11) 3014-7100
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Em 09/04/2016 20:42, Leandro escreveu:
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Pessoal,
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Estou trabalhando numa versão do SPFBL capaz de remover um IP da
>>>>>>>>>>>> DNSBL
>>>>>>>>>>>> via
>>>>>>>>>>>> HTTP pelo postmaster deste IP.
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> A ideia consiste em analisar o IP, dizer exatamente o motivo da
>>>>>>>>>>>> listagem
>>>>>>>>>>>> dele e dar uma forma de solucionar o problema.
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> Estou com uma versão de teste rodando no MD. Para que vocês
>>>>>>>>>>>> possam
>>>>>>>>>>>> analisar
>>>>>>>>>>>> um IP, só precisam acessar esta URL:
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> http://matrix.spfbl.net/dnsbl/<ip>
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> Exemplo de IP com listagem por reputação ruim:
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> http://matrix.spfbl.net/dnsbl/5.39.124.192
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> Exemplos de IP com reverso errado:
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> http://matrix.spfbl.net/dnsbl/104.214.33.8
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> http://matrix.spfbl.net/dnsbl/191.53.148.112
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> Exemplo de IP com bloqueio manual:
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> http://matrix.spfbl.net/dnsbl/177.47.102.144
>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>> Se a ferramenta se mostrar estável, irei trocar o TXT da
>>>>>>>>>>>> resposta
>>>>>>>>>>>> positiva
>>>>>>>>>>>> do DNSBL para esta nova URL. Assim, quem estiver listado não
>>>>>>>>>>>> precisará da
>>>>>>>>>>>> minha intervenção para remoção de IP sendo mais rápida a solução
>>>>>>>>>>>> do
>>>>>>>>>>>> problema.
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>>>>>>>>>>>> Abraços,
>>>>>>>>>>>> Leandro
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