[MASOCH-L] Dejavu - Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Mon May 2 18:46:51 BRT 2016

Vejo que alguns aqui tem um mal entendimento  fundamental (embora comum) da
relação entre "leis" e "juízes". Um único juiz é para todas as intenções e
propósitos acima da lei. Um juiz pode pedir qualquer coisa que entender, e
comandar a polícia ou outros braços do governo que estejam  no mesmo nivel
ou abaixo de seu nível de competência para fazer qualquer coisa que o juiz
considere adequados para fazer cumprir suas ordens. Não há nenhuma lei (em
vigor) que restringe as ordens de um único juiz.

Quando você incluir outros juízes na mistura, um juiz em uma jurisdição
superior pode inverter a ordem de um juiz menor se essa ordem foi, de fato,
não autorizada por qualquer lei (ou especificamente proibida por uma). Até
ao momento em que o recurso for apresentado e deferido, a palavra do juiz
original é equivalente a  palavra de Deus naquela jurisdição. Se os juízes
superiores mantem o mesmo entendimento do juiz inferior, ainda não importa
se qualquer lei autoriza a ação ordenada pelo juiz original. A lei não
desempenha qualquer papel, até ao momento em que um juiz de autoridade
superior usa de outra lei como uma razão para reverter uma decisão ou
reverter uma ordem.

Em certos casos de "alto ibope", é possível que tanto o poder executivo ou
legislativo possam ter interesses em ações de um juiz. Em tais situações, a
pressão política, o medo da humilhação pela imprensa, etc, pode forçar a
mão de algum juiz ao longo da cadeia. Mesmo nesses casos, cabe ao juiz
original ou superior "voluntariamente" reverter a decisão, mesmo se há
algum elemento de coação a ele.

Em cima disso, o poder executivo pode enviar as forças armadas que estão
sob o direto controle, e não respondem ao judiciário, mas então você tem
algo muito perto de uma guerra civil e uma quebra de qualquer aparência de
Estado de direito. Ninguém estaria disposto a levar as coisas tão longe. O
mais provável, nesse caso, é que alguma sujeira pode ser "encontrada" sobre
o juiz não cooperativo, um processo de afastamento iniciado, etc. A maioria
dos juízes são bastante politizada, todavia, e tenderá a recuar quando vêem
que a coisa não esta indo bem devido uma decisão particularmente impopular
. Melhor viver para lutar outro dia.

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com