[MASOCH-L] Página para troca de senha no Active Directory

Juliano Alves Guidini jguidini at usp.br
Wed Jun 8 18:07:09 BRT 2016

Boa Noite Pessoal, tudo bom?

Sei que a dúvida é para página web, mas podem ser alguns detalhes no ldif que o php monta, e como esses dias tenho tido a necessidade de alterar senha e criar usuários no AD via LDIF, cheguei nesses links:

https://support.microsoft.com/en-us/kb/269190 <-- How to change a Windows Active Directory and LDS user password through LDAP
https://support.microsoft.com/en-us/kb/263991 <-- How to set a user's password with Ldifde
http://www.dirmgr.com/blog/2010/8/26/ldap-password-changes-in-active-directory.html <-- LDAP Password Changes in Active Directory
https://technet.microsoft.com/en-us/magazine/ff848710.aspx <-- Active Directory - The UnicodePwd Mystery of AD LDS
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/cc223249.aspx <-- 3.1.1.3.1.5.2 userPassword
http://www.openldap.org/lists/openldap-software/200306/msg00324.html <-- Re: Active directory and openldap

Testei em Windows 2008 Server.

Em resumo, acrescentando o que os colegas já disseram, para criar usuário pode ser ldap sem criptografia mas para configurar senha tem que usar ldaps ( Não STARTTLS ) e utilize o atributo unicodePwd, assim:

# Supondo em linux:

printf '"senha"' | iconv -f UTF-8 -t UTF-16LE | base64

# Montando um ldif para alterar a senha:
dn: CN=XXXX,OU=XXX,DC=XX,DC=XX
changetype: modify
replace: unicodePwd
unicodePwd::IgBzAGUAbgBoAGEAIgA=