[MASOCH-L] Parâmetros ADSL2+

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Sat Feb 27 00:37:23 BRT 2016

Olá amigos,

Há uns 2~3 dias estou enfrentando quedas no meu Velox (15mb) em casa e
antes de acionar a Oi gostaria de tirar uma duvida com os mais entendidos,
pois no ramo ADSL sou apenas usuário e não me lembro mais dos parâmetros
aceitáveis de sinal.

Olhando no modem tenho os seguintes dados:

- SNR Margem: 4.9~6.3dB (download) | 5.0~9.1dB (upload)
- Atenuação: 24.5dB (download) | 12.6dB (upload)

PS: Coloquei apenas a média que vi, mas geralmente o SNR vai lá pra baixo
pouco antes de perder sincronia, já a  atenuação não varia quase nada.

Como estão esses números? Na internet vi que um SNR abaixo de 8dB indica
problemas, outros falam em 5dB. Não sei exatamente a que distância estou da
central.

Quando sincroniza e conecta a velocidade é normal, as quedas estão
ocorrendo em média à cada 5~10 min (às vezes menos). Testei com outros 2
modems que tenho guardados e ambos nem sincronizaram, mas não confio
piamente neles (são usados mas teoricamente estavam funcionando).

Essa oscilação de sinal é normal? Melhor dar uma revisada no cabeamento
interno antes de acionar a Oi?

Desculpem pela bíblia :-)

[]'s