[MASOCH-L] Ferramenta para Virtualização

Leonardo Amaral - Listas listas at leonardoamaral.com.br
Tue Aug 30 11:45:46 BRT 2016

Em 30 de agosto de 2016 11:24, Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>
escreveu:

> Pois é Leonardo...
> Mas se o cabra que fez o deploy original não colocou os serviços em Jails,
> aí a dor de cabeça e o "cortar volta" do desconhecido com o P2V faz
> sentido...

Pois é, cai no que disse, depende do nível de async entre a mente da
criatura que implementou o serviço com o que o SO faz de fato.

Particularmente para Linux, eu acho que qualquer serviço é migrável entre
host físico e host virtual. Se até transacionar de glib5 pra glib6 o Debian
fez sem reboot de servidor (Por exemplo), quanto mais passar uma máquina de
um canto pra outro.

Particularmente sobre jails, o que você diz é sobre translado de versões.
Mas mudar de uma máquina física pra virtual, penso que envolva somente
mexer no rc.conf para as interfaces de rede e no loader.conf para apontar o
disco corretamente. Linux ainda dá pra usar persistent-net e UUID no fstab
pra não engasgar na hora de migrar. Pra passar a imagem do HD, é como se
fosse um backup offline, não tem segredo não.

[image: --]

Leonardo Amaral
[image: https://]about.me/leonardo.amaral
<https://about.me/leonardo.amaral?promo=email_sig&utm_source=email_sig&utm_medium=email_sig&utm_campaign=external_links>