[MASOCH-L] Ferramenta para Virtualização

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Aug 26 16:27:54 BRT 2016

De uma pergunta na GTER:
""Bom, dia tenho uma servidor Free BSD, rodando em maquina FIsica, e preciso
passar esse servidor para uma maquina virtual, qual ferramenta faz isso."

Seguem respostas agregadas pela moderação:
- "Se o destino for VMware use o vCenter Converter Standalone"
- "Chama-se Re-install. Existem ferramentas que fazem para Linux mas pra
FreeBSD particularmente nunca fiz e nem me interessaria a fazer. Geralmente
para esses dois tipos
de Sistemas Operacionais prefiro re-installar e configurar tudo novamente
em um sistema novo e limpo. Se você não quiser mesmo reinstalar e migrar os
serviços pra ela tenta asorte gerando uma imagem do disco e vê se boota."
(Fernando Frediani)
- "Voc? precisa instalar ele novamente em um ambiente virtualizado? Ou vc
quer "transportar" o sistema instalado na m?quina f?sica para a m?quina
virtual? Se for para virtualizar, utilizo o
XenServer na vers?o 7 est? ?timo, velocidades de rede e iSCSI foram
aprimoradas e o desempenho das m?quinas tem sido muito bom na vers?o atual
do FreeBSD (10.3) virtualizado neste ambiente. Se voc? quiser migrar a
m?quina f?sica para a virtual sem ter que reinstalar tudo, veja se isso te
ajuda.
https://www.citrix.com.br/go/products/xenserver/xenserver-xenconvert-free.html"
(Marcio Elias Han do Nascimento"
- "Eu utilizo com sucesso VMConverter." (Savio Marques)
- "Voce pode bootar esse servidor f?sico com um disco de qualquer Linux de
sua prefer?ncia e usar o qemu-img convert ou mesmo o dd para converter o
sda em vda." (Willian Pires)