[MASOCH-L] Software gerenciamento protocolo BacNet

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Oct 21 08:36:52 BRST 2015

Sinceramente nem conhecia esse cara...

Já trabalhei bastante com ModBus-IP, um pouquinho com ProfiBus-IP.
Ultimamente tenho lidado redes Ethernet para Ambiente Industrial rodando
CIP.

Pelo que lí muito rapidamente sobre o tal do BACnet, é mais do mesmo.
Nada de muito especial, a não ser requisitos específicos de latência e
tempo de convergência para redundância.

Para a rede o resumo é:
 - SpanningTree não dá conta!
   Tem que ser alguma coisa como REP ou EAPS.
 - Os Shapes e Filas de QoS de LAYER2 tem que estar redondinho.

Voltando a falar de protocolo de automação.
Quase que independente de protocolo, na essência tudo resume-se a GETs/SETs
e quem vai ser o controller do qual processo(aí já pode entrar um pouquinho
de processamento distribuído).

A própria Rockwell tem uma linha de pesquisa para uso de SNMP como
protocolo de automação industrial(coisa antiga).
Sei não se não era da AllemBradley e o projeto não acabou morrendo na fusão.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação