[MASOCH-L] Backup Servidor Linux

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Wed Oct 14 15:38:42 BRT 2015

Olá pessoal, tudo tranquilo?

Há algum "herdei" um servidor (físico) debian que basicamente tem Samba que
serve ao pessoal de nosso escritório. Como ele serve a algumas diretorias e
financeiro, não quero essa bomba estourando no meu colo :-)

A estrutura/permissões em si estão ok mas enquanto não chega o dia em que
páro de empurrar com a barriga e resolvo refazer esse servidor do zero
quero encontrar uma solução melhor de backup pra ele.

Atualmente o modelo consiste em 1 ou 2 scripts (legados, longos e já bem
"recauchutados") no cron fazendo um .tar.gz simples com uma cacetada de
pastas dentro dele para outro disco. Semanalmente/mensalmente eu mando esse
arquivo pra hds externos e era isso. Ruim e tenho minhas dúvidas se numa
"emergência" vou conseguir extrair alguma coisa lá de dentro.

O que vocês usam/recomendam de ferramenta para backup? cron + rsync +
sintaxes quilométricas ainda é a melhor solução?

Como referência, ando muito mal acostumado com o Veeam (exemplo) fazendo
backup das minhas VM's onde posso voltar quantos dias quiser pra trás e é
super simples de trabalhar, gostaria de algo similar a isso.

Pensei até em usar uma máquina windows ou coisa que o valha com Bacula
(nunca mexi muito à fundo), Cobian, SyncBackPro ou similar jogando os
arquivos pra outra maquina/rede e seja o que Deus quiser, quem sabe
funcione até melhor que o modelo atual, só quero algo simples e eficaz.

O que vocês sugerem?

Peço desculpas pelo longo desabafo :-)

[]'s
Eduardo.