[MASOCH-L] RES: Nova DNSBL brasileira

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Tue Oct 13 08:41:08 BRT 2015

Em 11/10/2015 22:34, Roberto Lima escreveu:
> Ao meu ver, o SPFBL é o único projeto do qual tenho conhecimento que
> protege MTAs de spam e mensagens indesejadas sem se preocupar com DoS por
> ser tratado como um serviço interno e está a anos luz de um DNSBL
> convencional. Cabe a cada administrador fazer uso da ferramenta que melhor
> lhe beneficiar.

Concordo com o Roberto. Investir no serviço DNSBL é perda total de tempo.

O serviço SPFBL pode ser escondido internamente numa rede privada,
servir apenas aos MXs desta rede e ao mesmo tempo pode compartilhar
informações entre outros servidores SPFBL de outras redes internas com
controle de acesso por firewall convencional. Muito fácil fazer isso e
já fazemos isso hoje.

Num cenário assim não tem como os spammers atacarem o serviço. Agora o
DNSBL, por ser um DNS, fica difícil restringir acesso.

O motivo de eu liberar este serviço DNSBL é mais para chamar a atenção
ao projeto SPFBL que, modéstia à parte, é muito bom.