[MASOCH-L] Dúvida BGP (openbgpd) - fechando sessões com roteadores de outras redes.

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Tue May 26 15:47:05 BRT 2015

> Mas sobre ser rota estática ou poder ser uma rota do BGP, isso depende da
> configuração de encadeamento de rotas, o que no Router OS se faz com
> scope/target scope. Como é o equivalente BSD disso ?

Não encontrei esta opção no OpenBGPd.

A impressão que tenho é que em caso de restart do serviço openbgpd, a primeira sessão BGP a subir seria a da operadora, num primeiro momento a outra sessão (que depende das rotas da primeira) não conseguirá conectar no neighbor de destino, mas assim que receber as rotas, aí então a sessão seria fechada com sucesso.

Aí é que entra um negócio interessante. Digamos que eu tenha 3 sessões BGP:

1) Trânsito Operadora (Datacenter) - Conexão direta, dentro da mesma rede

2) Blackhole (Operadora) - Servidor externo (longe) - necessário multihop na configuração.

3) Conexão com o PTT-SP

Se o acesso ao servidor BGP 2 (blackhole) puder ser acessado tanto pelo trânsito quanto pelo PTT, vale a pena setar uma rota estática para o servidor blackhole? Ou seria melhor deixar que ele tenha mais de uma rota (PTT ou trânsito) pra pode fechar a sessão?

—
Marcelo Coelho