[MASOCH-L] RES: Container para Data Center.

Jacques de Beijer jacques.beijer at unimedbelem.com.br
Thu May 14 13:01:05 BRT 2015

Fernando, segue algumas considerações.
Abraços.

----- Mensagem original -----

De: "Fernando Frediani" <fhfrediani at gmail.com>
Para: masoch-l at eng.registro.br
Enviadas: Quarta-feira, 13 de maio de 2015 14:55:51
Assunto: Re: [MASOCH-L] RES: Container para Data Center.

Pessoal, muito interessante essa thread e bastante esclarecedora.
Porém ainda não conseguir compreender alguns detalhes importantes. Se
alguém puder clarear pra mim, agradeço.

- Valores: Falaram em R$ 50 - 60 mil, depois em R$ 1.2 milhão, depois em
R$ 3 milhões. Quanto afinal fica um container para 10 racks vazios (sem
equipamentos de rede, servidores ou storage) + toda parte elétrica e de
ar condicionado.

Não pense em container marítimo abaixo de 1.5 milhão. Talvez container modular possa estar mais em conta.

- Para o ar condicionado e a parte elétrica (UPS) é um modulo separado
(outro container) ou é tudo junto no mesmo container ?

Tudo no mesmo container, salas separadas (acredito que o gerador fica fora, pois no meu caso eu tenho o gerador).

- Qual a capacidade em kW para cada rack ou para o container todo ?

Varia da tua necessidade, tem container de 40 kw, 100 kw, 300 kw.

- O container pode ser instalado em ambiente descoberto ou pode-se
também colocar em um local coberto e fechado ? No caso de ambiente
fechado como funcionaria o escoamento do ar quente que sai dos
equipamentos de ar-condicionado ?

Podes por num estacionamento fechado como também podes pôr no meio da floresta. Posso estar errado ou depender da solução, mas o ar do corredor quente é resfriado e jogado no corredor frio.

- Além do custo normal de operação normal dele (energia elétrica e
manutenção), existe um outro custo anual para "certificacao" do
Datacenter é isso ? Qual é esse valor médio para referencia ?

Esta parte não sei te dizer, só sei que o custo de manutenção do container depois de 3 anos é muito caro, na ordem de 500 mil dependendo do que tenhas dentro.

Obrigado.
Fernando Frediani