[MASOCH-L] OpenVPN para acesso aos clientes

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Thu May 14 11:05:37 BRT 2015

Acho que faz sentido fechar uma sessao VPN para cada LAN, ai mesmo se seu
cliente tenha mais de uma LAN, voce pode conectar todas elas via VPN num
formato estrela, e configurar um firewall simples limitando o uso do tunel
para tarefas administratitvas (sem gateway pra fora, por exemplo). Assim
que nao precisar mais dessa rede VPN, voce pode fechar ela pra evitar
quaisquer problemas. Abre de novo quando precisar fazer manutencao.