[MASOCH-L] OpenVPN para acesso aos clientes

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Thu May 14 10:18:35 BRT 2015

     Minha experiência é de que quase ninguém usa a rede 172.16/12.
Minha VPN hoje usa 172.31.0.0 mas, como uso ifconfig-push por cliente e
não jogo nenhuma rota de rede, só ficam nos IPs do ponto a ponto mesmo,
posso trocar fácil fácil o IP de um cliente se precisar. A idéia é
também que você não precisa 'jogar rota' da sua rede pro seu cliente,
deixa só no PtP mesmo e no seu servidor da VPN, o que vai rotear seus
acessos pra eles, faça NAT de forma que seu cliente vai ver a conexão
chegando do IP PtP.

     Mas é isso ai, usando 100.64 a sua chance de ter problema é quase
nula. Eu mesmo quando configurei esse sistema, não sabia dessa rede, só
fiquei sabendo dela a poucas semanas através das mensagens em uma lista,
não lembro se aqui ou na GTER. Mas agora tá tudo montado, tudo
funcionando, não vou mexer não hehehe

     Você não falou em quantidade de acessos simultâneos ... seriam
muitos ? O OpenVPN não é multi thread, em alguns casos de MUITOS
acessos, é boa dica rodar um OpenVPN por core da sua máquina e dividir a
carga entre as instâncias. O processo de rekey, especialmente, é bem
pesado em termos de CPU e, se for muita gente num processo único, pode
introduzir lags indesejáveis. No seu caso, que são acessos de
servidores, pior ainda, já que o uptime do pessoal deve ser bem alto e
todo mundo vai fazer rekey em janelas próximas.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br